quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Independência e Vulvovaginites


Crianças que chegam aos três anos de idade costumam demonstrar independência. Querem comer sozinhas, escolhem suas roupas, já conseguem tirar a roupa e, algumas, até conseguem se vestir.
As escolas costumam incentivar bastante este comportamento, permitindo que sejam autônomas em praticamente tudo o que é possível e está ao alcance das crianças. Isto é exposto aos pais e incentivado para que seja seguido em casa.
Porém, há um aspecto que considero muito importante no que se refere à diferença entre autonomia e maturidade para exercê-la. Este aspecto pode ser exemplificado quando se trata da higiene pessoal. Crianças de três anos de idade não têm maturidade para saber a importância do cuidado pessoal, principalmente quando utilizam o banheiro. Isto acaba aparecendo demais quando falamos de meninas. Ao usarem o banheiro, mesmo que seja só para fazer xixi, muitas não usam o papel higiênico e simplesmente não se secam. Outras, fazem um “bolinho” de papel higiênico e se secam externamente, mantendo urina em contato com a região interna dos genitais. Isto frequentemente acaba irritando a mucosa genital e causando uma vulvovaginite, com ardor e, algumas vezes, a presença de corrimento amarelado. Alguns casos chegam até mesmo a evoluir com infecções urinárias.
Muitas escolas liberam as crianças para irem ao banheiro sozinhas, quando pedem para fazer xixi. Fazem isto em nome da independência, ou pelo menos é o que alegam, para justificar a falta de uma auxiliar para ajudar a criança a manter a higiene nesta hora. Minimizam o fato de ser “só xixi”, como se isto não causasse incômodo, irritação local e até infecções.
Se você tem uma menina na escola, com idade entre três e quatro anos, fique atenta para a região genital. Examine frequentemente e não tenha pudores em conversar com a escola e solicitar que uma auxiliar acompanhe sua filha sempre que ela for ao banheiro, independente do que ela for fazer. Isto, com certeza, irá evitar uma boa parte das vulvovaginites que se observam nesta idade, poupando a criança do incômodo causado pela inflamação local e de uma possível infecção urinária.
Independência sim, mas com responsabilidade.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...