quinta-feira, 5 de julho de 2012

Brincadeiras proibidas para alérgicos




Quando se tem uma criança alérgica em casa, ou seja, uma criança com rinite ou asma, é muito frequente cercá-la de cuidados, como agasalhar com umas três ou quatro camadas de roupa a cada mudança de temperatura, nunca dar sorvete se a temperatura externa for menor do que 35 graus e não colocar o pé descalço no chão nem por decreto lei. Mas, estes cuidados são realmente eficazes na prevenção das pioras e crises dos alérgicos? Na verdade, não. Exceto no caso da criança ficar exposta ao vento gelado, o que pode causar obstrução intensa do nariz, medidas como agasalhar a criança até ela cozinhar, ou não deixar pisar descalça não trazem nenhum benefício. O melhor é agir normalmente, sem exageros.
Mas há algumas situações que são extremamente danosas para quem tem rinite ou asma, que são algumas brincadeiras que crianças adoram. Veja aqui quatro delas:

Pular na cama
Em nossas camas há aproximadamente dois milhões de ácaros, que vivem em nossos colchões e travesseiros e alimentam-se de nossa descamação de pele. Por dia, eles eliminam por volta de 20 bolotas fecais, que são microscópicas, porém causam muita alergia. Imagine, então, uma criança pulando , pulando e pulando na cama, levantando poeira de ácaros, vivos e mortos, com suas bolotas fecais, transformando-se numa nuvem invisível aos olhos, mas altamente danosa ao aparelho respiratório. Só há uma palavra para isto: Alérgicos: é proibido pular na cama!
Fazer guerra de travesseiro
Um travesseiro com dois anos de uso tem 10% de seu peso constituído de ácaros vivos e mortos, além de poeira e fezes de ácaros. Imagine só este travesseiro todo contaminado sendo atirado diretamente no narizinho do seu filho alérgico. É uma explosão de alergia! E guerra é guerra, não costumando ser rápida. Ou seja, o número de vezes em que a criança vai inalar toda substância inapropriada é enorme e as crises decorrentes disto podem ser sérias.
Se esconder embaixo da cama
Por motivos óbvios, ou seja, sempre há algum pó que pode estar depositado neste local, é proibido brincar de esconde-esconde embaixo da cama., sob pena de uma crise de asma ou rinite imediatas.
Se enrolar na cortina
Crianças costumam ter uma atração por cortinas que vão até o chão e acham muito divertido ficarem enrolados como se fossem uma salsicha dentro do pão. Cortinas devem ser lavadas com certa frequência, ou seja, uma vez por mês aproximadamente. Mas, quanto mais pesada a cortina, mais difícil é que isto seja cumprido. E, se a cortina for de outra casa, pior ainda, porque não dá para saber há quanto tempo a poeira está se acumulando nela. Veneno puro! Criança alérgica enrolada na cortina é problema na certa. Brincadeira proibida.
Ou seja, antes de proibir o próximo sorvete, pense nas estratégias que você está utilizando com sua criança alérgica. Você pode estar usando sua energia no canal errado.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...