quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sinovite Transitória



A criança de dois anos teve uma febre de 37,8ºC e sintomas de resfriado. Após dois dias, acordou e não conseguia andar. Não conseguia apoiar a perna direita no chão, chorando de dor. Ela tinha uma sinovite transitória.
Mas, afinal, o que é a sinovite transitória? Para entender, é necessário saber o que é a sinóvia. A articulação é envolvida por uma membrana, a membrana sinovial, havendo a produção de líquido sinovial, que preenche a articulação internamente, permitindo a realização dos movimentos. Pode ocorrer uma inflamação nesta membrana, causando a chamada sinovite. Esta inflamação pode ser decorrente de uma infecção viral, que se acredita ser a causa da sinovite transitória.
Ela é transitória porque tem uma duração curta, que não costuma passar de uma semana. Acomete mais frequentemente crianças de dois anos a dez anos de idade, sendo mais rara além desta faixa etária. A articulação que é acometida com maior frequência é o quadril e, geralmente, apenas um dos lados. A criança costuma mancar, tem dor para apoiar a perna no chão, muitas vezes se recusa a andar. Quando é examinada, reclama de dor na região da articulação afetada, sendo difícil realizar o movimento.
O grande problema nestes casos é diferenciar a sinovite transitória de uma patologia mais grave, chamada artrite séptica. Nesta última, o problema é devido a uma infecção bacteriana, que acomete a articulação e pode causar sequelas graves no local. Neste caso, a criança costuma ter febre alta e persistente, com estado geral muito comprometido, prostração e dor intensa, que não costuma melhorar com antiinflamatórios comuns, como o ibuprofeno.
Além da avaliação clínica, o médico poderá solicitar um exame de sangue, para que se avaliem os sinais de inflamação e infecção viral, diferenciando-se do quadro de artrite séptica. Exames de imagem como radiografias do quadril também podem ser realizadas. Quando existe uma dúvida muito grande se há uma infecção mais grave, até mesmo uma punção de líquido da articulação pode ser realizada, para que sejam analisadas as células e se descarte a artrite séptica.
O tratamento da sinovite transitória é feito com o uso de antiinflamatórios, como o Ibuprofeno, por exemplo, que ajuda muito a melhorar os sintomas. A dor costuma ser mais intensa nos primeiros dois a três dias com boa evolução, podendo levar até uma semana para desaparecer completamente. Não há sequelas após a recuperação e a criança volta a andar normalmente.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...