quinta-feira, 28 de junho de 2012

Posso dar papinha Nestlé?



Esta pergunta é feita frequentemente quando iniciamos alimentos sólidos para o bebê. E aqui leia-se Nestlé como sinônimo de papinha industrializada no Brasil, pois se estivéssemos , por exemplo, na America do Norte, seria papinha Gerber, que é a líder em alimentos prontos para bebês naquela região.
O maior temor dos pais é o de que as papinhas contenham conservantes, que não seriam adequados numa idade tão precoce. Mas, estas papinhas são isentas destes produtos, sendo produzidas com alto rigor de higiene e embaladas a vácuo, não havendo contato com ar e não se deteriorando facilmente enquanto fechadas.
Então, posso dar papinha Nestlé? A minha resposta é a seguinte: pode, mas há alguns inconvenientes em se utilizar apenas este tipo de alimento para a sua criança. Eu citaria aqui os seguintes:
  • O preço de uma papinha não é barato, se considerarmos a quantidade de alimento que esta contida nela. Eu costumo dizer que o preço de uma papinha de banana é quase igual ao de uma dúzia da fruta. E, cá para nós, amassar uma banana não dá trabalho nenhum, não é?
  • A consistência das papinhas é sempre a mesma e varia de papinha toda batida para papinha batida com pedaços. Ou seja, não é possível variar a consistência dos alimentos, o que, no caso dos bebês, faz uma grande diferença em termos de desenvolvimento da musculatura oral.
  • A variedade de ingredientes é pequena, considerando-se o número de legumes e verduras que se tem disponível na feira ou no supermercado. E a combinação dos alimentos também é sempre igual. Quando se faz uma papinha em casa, a imaginação pode levar a uma grande combinação de alimentos, variando o sabor de forma que a criança não enjoe.
Mas, se você vai sair, nem sempre é muito fácil levar frutas e ficar amassando ou raspando, para dar ao bebê. Ou mesmo a papinha salgada que você fez em casa, pode sofrer com o calor durante uma viagem, por exemplo. Ou está na véspera de fazer feira, as frutas acabaram em casa e você não percebeu. Nesta hora, a papinha Nestlé pode quebrar um bom galho. Por este motivo, eu acabo orientando minhas pacientes que estão introduzindo os alimentos sólidos para seus filhos, que, de vez em quando, ofereçam uma ou outra papinha Nestlé, de forma que a criança acostume com o sabor e, na situação de sufoco, não a recuse, facilitando a vida de quem precisa sair ou durante as viagens.
Tudo em nome da praticidade.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...