sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dor de cabeça em crianças


A dor de cabeça, ou cefaléia, é bastante freqüente nas crianças, afetando igualmente meninos e meninas. Estas dores de cabeça, quando se repetem, causam bastante preocupação para os pais. Felizmente as dores de cabeça na infância são benignas em mais de 90% dos casos, segundo a Academia Brasileira de Neurologia. Mesmo assim, as dores de cabeça em crianças devem ser observadas com toda a atenção.

O que causa dor de cabeça em crianças?
A cefaléia é um sintoma e não uma doença. Ela pode estar presente em algumas infecções leves, como gripes, resfriados e sinusites. Alguns distúrbios de mastigação e de ranger dos dentes podem levar a dor de cabeça e o dentista pode fazer este diagnóstico.
A dor de cabeça também pode indicar algum problema de visão e uma visita ao oftalmologista confirma ou descarta esta possível causa. O próprio stress que as crianças vivem atualmente e o insuficiente tempo de sono também causam dor de cabeça. Ficar muito tempo no computador ou no videogame é outro fator muito comum. Problemas neurológicos também causam dor de cabeça e por isso devem ser investigados. Além disso, a história de um tipo de cefaléia, a enxaqueca na família, também pode favorecer o aparecimento de cefaléia na criança, já que pais com enxaqueca têm uma chance maior de terem filhos com enxaqueca. Alguns alimentos como frutas cítricas, leite e chocolate têm sido associados à causa de enxaqueca na infância.

Quais são os sintomas da cefaléia na infância?
O diagnóstico da dor de cabeça na criança é principalmente clínico, ou seja, a história trazida pelos pais é tão importante quanto o exame físico e neurológico. Na maioria das vezes, as cefaléias nas crianças são benignas e não requerem exames complementares como tomografia computadorizada ou a ressonância nuclear magnética.
A enxaqueca é um tipo de cefaléia muito comum nos adultos e tem como característica acometer um só lado da cabeça, com dor latejante e que melhora no escuro.
Os sintomas mais comuns da enxaqueca nas crianças são: enjôo de movimento em carros, ônibus ou aviões, sonambulismo, dificuldade de concentração e aprendizado. Algumas crianças maiores contam que após correrem, sentem como um “tamborzinho” na cabeça, mostrando que a cefaléia é pulsátil e latejante.
O critério oficial da Sociedade Internacional de Cefaléia para se diagnosticar uma possível enxaqueca inclui os seguintes pré-requisitos: pelo menos cinco episódios prévios com dor de cabeça (preferencialmente localizada em apenas um dos lados da cabeça, mas podendo alternar de lado), de moderada a severa intensidade, com uma duração entre 4 horas a 3 dias, acompanhado de aversão à claridade e ao barulho e com enjôo ou vômitos associados.

Sparkline
O que fazer nos casos de crise de dor?
Se a criança reclama com freqüência de dores na cabeça, os pais devem procurar ajuda do pediatra que, após avaliação da história e do exame físico, pode fazer o diagnóstico e, se necessário, encaminhar a criança a um especialista. Toda dor de cabeça deve ser investigada, pois pode se tratar de algum processo expansivo ou tumoral.
Geralmente, as crises de dor de cabeça melhoram muito com o sono, por isso recomenda-se deixar a criança dormir em local silencioso, com pouca claridade e com temperatura agradável. O uso de analgésicos do tipo paracetamol, dipirona ou ibuprofeno deve ser feito com orientação médica. O uso constante e excessivo destes medicamentos pode piorar as crises, porque diminui a nossa produção natural de um analgésico chamado endorfina, tornando as dores cada vez mais fortes.
As crianças adoram chocolate, mas recomenda-se não exagerar no seu consumo quando há uma história anterior de dor de cabeça.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...