domingo, 10 de junho de 2012

Cinco problemas que pioram à noite (e o que fazer para melhorar)




Parece que todo choro é mais forte e toda febre é mais alta à noite, quando se tem criança doente em casa. O choro parece mais alto mesmo, porque o silêncio em volta acentua o barulho. Já a febre... esta tem uma explicação fisiológica.
Vamos falar de cinco situações que pioram à noite e o que fazer para amenizar o problema até que se consiga ir ao médico no dia seguinte, se for o caso.

1 - Laringite
Por que piora à noite
A laringite costuma ser causada por uma infecção viral ou em decorrência de refluxo gastroesofágico. A criança acorda com falta de ar e uma tosse muito rouca, a chamada “tosse de cachorro”. Como há uma inflamação e inchaço nas cordas vocais, a sensação de fala de ar é grande e causa desespero. O quadro piora à noite devido ao refluxo gastroesofágico, que é maior na posição deitada, pelo maior fluxo sanguíneo na região das vias aéreas, também aumentado pela posição deitada e, algumas vezes pelo ar seco.
O que fazer
Quando se está diante de uma crise de laringite aguda muito forte, com falta de ar e angústia, pode-se usar o seguinte artifício: fechar todo o banheiro e ligar o chuveiro, deixando a criança sem roupa respirando vapor durante dez a quinze minutos. Em seguida, vista a criança, abra a porta da geladeira e coloque a criança por uns cinco minutos na frente, para respirar ar frio. Não pessoal, eu não enlouqueci. O vapor do chuveiro relaxa as cordas vocais, acalmando um pouco os sintomas e o ar frio diminui causa uma contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço local das cordas vocais. Isto pode controlar a situação, acalmando a criança e possibilitando que se leve ao médico pela manhã.

2 - Dor de ouvido
Por que piora à noite
A dor de ouvido piora à noite porque a posição deitada aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça. Com isto, há um aumento na secreção dentro do ouvido, pressionando mais a membrana timpânica, aumentando a dor.
O que fazer
Dar uma dose de analgésico , por exemplo, dipirona ou ibuprofeno (este último se a criança tiver mais de 6 meses de idade) e esquentar uma toalha com o ferro de passar e colocar no ouvido. O calor da toalha relaxa a membrana timpânica e acalma bem a dor. No dia seguinte, procure o pediatra.

3 - Febre
Por que piora à noite
Porque a temperatura do corpo naturalmente sobe à noite, com a queda do hormônio cortisol. Isto faz com que a temperatura mais alta da febre acabe alcançando picos mais altos.
O que fazer
Em primeiro lugar, devem-se observar algumas particularidades: se a sua criança é menor de três meses, é melhor ser avaliada por um médico imediatamente, caso tenha febre; se a febre já está se arrastando por mais de dois dias, não convém esperar; se a febre vem acompanhada de vômitos, dor de cabeça ou manchas na pele, a criança deve ir ao hospital.
Mas, no caso de uma criança cuja febre acabou de começar, pode-se medicar com antitérmico. No Brasil, temos o Paracetamol, o Ibuprofeno e a Dipirona. Escolha um deles, de acordo com a orientação do seu pediatra. Se dentro de uma hora a uma hora e meia a febre não cedeu, pode-se intercalar com outro antitérmico ( por exemplo, se administrou-se a Dipirona e depois de uma hora a febre persiste, pode-se usar uma dose do Paracetamol ou do Ibuprofeno, se sua criança tiver mais de seis meses).

4 - Coceira na pele
Por que piora à noite
Os níveis de histamina (que é responsável pela sensação de coceira) aumentam no organismo durante a noite. Com isto, a coceira piora neste horário. Além disto, como as distrações se acabam, o foco que sobra é na coceira, levando a criança até mesmo a se machucar e sangrar (quem tem criança com dermatite atópica sabe bem disto).
O que fazer
Uma dose de anti-histamínico pode ajudar bastante, principalmente quem tem dermatite. Além disto, uma massagem com um hidratante pode acalmar a pele e a sensação de coceira. Se houve coceira devido a picadas de inseto, além do anti-histamínico pode-se usar uma pomada com corticoide no local das picadas.

5 - Obstrução nasal
Por que piora à noite
A obstrução nasal piora à noite devido à posição deitada, que favorece o aumento do fluxo sanguíneo na região nasal e, consequentemente, um edema das vias aéreas com maior produção e acúmulo de muco.
O que fazer
Elevar um pouco o decúbito pode ajudar a criança. Porém, recomendo para crianças que já sentam na banheira, um banho bem prolongado com o banheiro todo fechado, tipo sauna. Depois, uma boa limpeza com soro fisiológico nasal e aspiração com aspirador nasal. Esta última (a famigerada aspiração nasal) pode até desencadear a terceira guerra mundial, mas, quando há muita secreção e a criança não sabe assoar o nariz, a aspiração faz bastante diferença. Em crianças menores, que não sabem sentar na banheira, o banho prolongado pode ser substituído por uma inalação com soro fisiológico, que não tem tanta graça como o banho.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...