sexta-feira, 4 de maio de 2012

Toxocaríase



Qual criança já não pediu para ter um animalzinho de estimação? Sabemos que o convívio com animais domésticos é muito positivo para as crianças. Para maiores detalhes, confiram os posts já publicados: “Bichos de Estimação” e “Crianças e cachorros: que cuidados tomar?”
Como certas doenças podem ser transmitidas por estes bichinhos, vamos conhecer um pouco mais sobre uma delas: a Toxocaríase.



O que é Toxocaríase?
A Toxocaríase é uma doença causada por parasitas que têm como hospedeiro definitivo vários animais, sendo os mais comuns o Toxocara canis e o Toxocara catti, que vivem no organismo de cães e gatos, respectivamente. Os parasitas estão presentes principalmente no intestino dos filhotes de cães e gatos que liberam ovos nas fezes. Estes ovos podem contaminar o solo e a água e desta forma, nós, seres humanos podemos nos infectar com este parasita se acidentalmente ingerirmos estes ovos. Dentro do intestino humano, os ovos liberam as larvas que podem penetrar na parede intestinal e migrar através da circulação sanguínea até o fígado, pulmões, coração, olhos, cérebro e músculos. Por isso esta doença também é conhecida como Síndrome da Larva Migrans Visceral porque pode acometer vários órgãos.
Como se pega a Toxocaríase?
A Toxocaríase está presente em todas as partes do mundo onde existem cães e gatos. Na Europa, 5% dos adultos têm anticorpos contra o toxocara, ou seja, já foram alguma vez na vida infectados e desenvolveram anticorpos. Nos países tropicais, como o Brasil, aproximadamente 65% dos adultos já entraram em contato com o parasita.
A defecação dos cães em praças públicas contribui para a contaminação ambiental com os ovos do Toxocara.
Por brincarem com areia e terra, as crianças são as mais expostas ao contato com estes ovos de Toxocara e podem se contaminar de várias formas, tais como:
- colocando as mãos na boca e ingerindo os ovos presentes nas mãos e até mesmo ingerindo terra ou areia contendo as larvas ou os ovos.
-entrando em contato direto com filhotes de cães, principalmente os novinhos entre duas semanas e seis meses de idade;
- indiretamente, por contato com objetos contaminados com os ovos do parasita.
Quais os sintomas da Toxocaríase?
A maioria das infecções, em torno de 45%, é assintomática, mas as manifestações clínicas irão depender de fatores como: quantidade de carga parasitária, local para onde as larvas migram e resposta imunológica do hospedeiro humano. A Toxocaríase sistêmica ocorre em torno de 15% dos casos, podendo ser acompanhada de: febre intermitente; coceira com exantema (vermelhidão) na pele; perda de peso; diarréia; aumento do tamanho do fígado e do baço; anemia; elevação da quantidade de uma célula sanguínea chamada Eosinófilo; tosse; falta de ar e alterações relacionados à visão.
O diagnóstico pode ser auxiliado através de exame de sorologia específica para o Toxocara.
Há tratamento?
Embora a maioria dos pacientes com toxocaríase apresentem evolução benigna, a larva pode permanecer viva no corpo humano por aproximadamente 2 anos.
O tratamento é feito através de medicamentos antiparasitários (anti-helmínticos, como albendazol, mebendazol e tiabendazol) e o pediatra, de acordo com o quadro clínico, avalia cada caso para indicar a melhor medicação, determinar a dose e o tempo de tratamento.
Em caso de acometimento ocular, o Oftalmologista acompanha e indica o tratamento específico.
Como prevenir a Toxocaríase?
Há alguns cuidados que podem prevenir a infecção pelo Toxocara:
  1. Não deixar o cão ou gato defecar em locais onde podem brincar crianças.
  2. Recolher as fezes destes animais se eles evacuam nos canteiros e nas praças.
  3. Limpar regularmente a caixa de areia do gato.
  4. Ensinar as crianças a lavar bem as mãos após as brincadeiras e principalmente antes das refeições; vejam o post sobre “Lavagem de mãos”.
  5. Levar os animais ao veterinário. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda realizar o tratamento com vermífugos nos filhotinhos para evitar que as larvas do Toxocara cheguem à forma adulta e liberem os ovos, que podem contaminar o nosso ambiente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...