quarta-feira, 2 de maio de 2012

A importância do sono na saúde da criança


Vocês devem estar se perguntando: O que tem a ver a foto de uma estante com o sono da criança?
Imagine que no seu cérebro houvesse uma grande estante, chamada memória. Agora, imagine que tudo o que você aprendesse durante o dia entrasse no seu cérebro sob o formato de livros, que ficariam empilhados em uma mesa, todos embaralhados. Durante o sono, estes livros seriam organizados na estante, de forma que, quando se desejasse um deles, era só ir até o local certo e pegá-lo. Se o tempo de sono for curto, não dá tempo de organizar todos os livros que estão na mesa e sobrarão alguns sem guardar. Estes ficarão fora da estante, ou seja, será informação fora da memória.
O sono tem importância fundamental para o aprendizado, a memória e a criatividade. Há estudos mostrando que, mesmo em adultos, poucas horas de sono acabam prejudicando o desempenho cerebral. Em crianças, onde a quantidade de informação que entra é enorme, o respeito ao sono é imprescindível, influenciando inclusive no desempenho escolar.
O número de horas de sono pode variar de uma criança para outra. Além disto, esse número também varia de acordo com a idade da criança.

Recém-nascidos
Os bebês recém-nascidos costumam dormir de 18 a 20 horas por dia. Contando que mamam a cada três horas e levam uns 30 a 40 minutos por mamada, dá para concluir que, se não estão dormindo, estão mamando. São os famosos “come-dorme”. Alguns, quando chegam perto de um mês de vida, já começam a dar uma trégua para a mamãe e esticam o sono da noite por umas 4 a 5 horinhas. Se o ganho de peso está bom, sem problema, eles podem dormir este número de horas sem mamar.

Bebê de três meses de vida
Nesta idade, o bebê deve dormir entre 13 a 15 horas por dia, sendo por volta de cinco horas durante o dia e, o restante, à noite. Este sono diurno fica dividido entre aproximadamente duas horinhas pela manhã e três horas à tarde. Os períodos em que o bebê está acordado são mais longos. Durante a noite, o bebê ainda acorda uma a duas vezes para mamar, sendo importante, manter o quarto na penumbra e não conversar com o bebê, para ele entender que é hora de dormir.
Entre seis e doze meses de idade
Neste período, o bebê dormirá de 12 a 14 horas por dia. Ainda há um soninho de manhã, geralmente de uma hora e um soninho de umas duas horas à tarde. Como nesta fase o bebê já come um jantar e mama antes de dormir, ele já tem “combustível” para dormir uma noite inteira sem ter que acordar para mamar. Portanto, já é possível manter o bebê no berço se ele chorar à noite, fazendo com que ele acostume a dormir caso desperte.

Entre um e três anos de idade
Geralmente nesta idade a criança dorme de 10 a 12 horas por dia. Muitas já não dormem mais pela manhã, mas ainda dormem de 1 a 2 horas à tarde. Seu sono da noite é de mais ou menos 10 horas. Nesta fase, a criança já entende bem o que é dormir, sendo que, muitas vezes, luta contra o sono. As crianças costumam seguir a rotina familiar e, por este motivo, é importante que se adote um ritual noturno, para que seja estabelecida uma rotina favorável ao sono. Este ritual pode começar com o jantar, depois tomar um banho quentinho e mais prolongado à noite, colocar o pijaminha, tomar um leite quentinho, escovar os dentes, ouvir uma estória já na cama e... dormir. Todo dia do mesmo jeito, na mesma sequência, para a criança se habituar e o sono chegar sem problemas. Veja que nesta sequência não está incluída a televisão. Quer saber o motivo? Leia o post sobre “Lugar de TV não é no quarto” e você descobrirá.
Entre três e cinco anos de idade
Crianças nesta faixa etária precisam dormir entre 10 e 12 horas por noite. A maioria já não dorme mais à tarde. Aos três anos, as crianças costumam ter mais medo de tudo, inclusive do que não dava medo antes, como o escuro, por exemplo. Elas podem ter pesadelos, acordando assustadas no meio da noite, lembrando o que ocorreu, no dia seguinte. Também pode acontecer o terror noturno, mais frequente no começo da noite. Nesta situação, a criança começa a gritar aterrorizada, porém permanece meio acordada, meio dormindo, e não se lembra de nada no dia seguinte. Ambas as situações são transitórias e passam com o crescimento e não há muito que fazer, a não ser acalmar a criança no momento do desespero.
Entre cinco e doze anos de idade
Nesta idade, as crianças devem dormir por volta de 10 horas por noite. O ideal é calcular a hora de deitar com base na hora de acordar. Crianças maiores tendem a querer ficar acordadas até mais tarde vendo TV, jogando videogames ou batendo papo na internet. Todas estas atividades acabam estimulando o cérebro em um horário em que ele deveria estar mais relaxado, para que o sono venha. Este me parece o maior desafio para os pais hoje em dia, mas a disciplina deve prevalecer, para favorecer a saúde.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...