sábado, 21 de abril de 2012

10 perguntas sobre cabelos de crianças











Os cabelos dos bebês e crianças são mais frágeis do que os dos adultos e exigem cuidados diferentes. A seguir há dez questões que resumem os pontos mais importantes a serem observados ao se cuidar dos cabelos dos pequenos.



1- Os cabelos do bebê mudam de textura e de cor?

Os cabelos do bebê são mais finos e mais leves do que os de um adulto. Isto faz com que eles enrolem mais facilmente. Ao longo do tempo, a tendência é de engrossamento dos fios e um cabelo mais pesado, muitas vezes com a perda dos cachinhos.
A cor dos cabelos também sofre uma mudança grande. É só ver suas fotos de bebê e olhar para o espelho hoje, para fazer a constatação. Tanto a cor dos cabelos como a cor da pele, tendem a escurecer durante os primeiros dois a três anos de vida.

2- Meu bebê de nove meses ainda não tem cabelo. Isto é normal?

Por volta do sexto mês de gestação, todos os folículos pilosos do couro cabeludo já estão desenvolvidos. Algumas ultrassonografias até mostram os cabelos do bebê. Porém, a quantidade de cabelo que uma criança terá ao nascer, varia muito de uma para outra. Há bebês muito cabeludos, enquanto outros são totalmente carequinhas. Há bebês cujos cabelos só se desenvolverão próximo do primeiro ano de vida. É importante que os pais se atentem para o couro cabeludo da criança, que deve ser macio e liso, sem vermelhidão ou descamação, o que pode denotar alguma patologia local.

3- Por que meu bebê tem uma falha grande de cabelo na parte de trás da cabeça?




Os bebês menores de seis meses permanecem a maior parte do tempo deitados ou recostados no carrinho ou no bebê conforto. Desta forma, o local de apoio é a parte posterior da cabeça, que, com o tempo, perde o cabelo e pode ficar mais plana. Isto é extremamente comum nos bebês, que acabam ficando com uma clareira na parte de trás da cabecinha. Após os seis meses de vida, a posição sentada passa a ser a preferida e a criança consegue mantê-la sem ter que recostar, diminuindo a fricção na parte posterior. Os cabelos voltam a crescer e o crânio se arredonda novamente.

4- Meu bebê tem muitas crostas no couro cabeludo. O que fazer?







As chamadas crostas lácteas do couro cabeludo podem se parecer com a caspa do adulto, apresentando-se como uma descamação fina principalmente na região superior da cabeça ou como escamas grossas e amareladas nesta mesma região. A explicação mais aceita para este achado é a grande quantidade de hormônio que passa através da placenta para o feto e que estimula muito as glândulas sebáceas, com aumento de oleosidade no couro cabeludo. Esta situação costuma ocorrer por volta de seis meses de idade e não incomoda em nada o bebê (incomoda mesmo as mães). Na grande maioria das vezes o problema se resolve com o uso de um pouco de óleo mineral, meia hora antes do banho, com uma leve fricção local, retirando-se as crostas durante a lavagem do couro cabeludo. Ao longo do tempo, banho a banho, conforme vão sendo retiradas as crostas, o problema melhora. Em casos mais severos, pode ser necessário o uso de medicamentos tópicos, como os corticosteroides, que devem ser prescritos pelo médico.

5- É normal haver queda de cabelo no bebê?

De repente você começa a notar a fronha toda cheia de cabelinhos. Isto acontece porque há uma queda de cabelo que se intensifica por volta dos três a quatro meses de idade. Algumas crianças chegam a perder quase todo o seu cabelo, que depois volta a crescer. A explicação para isto é a diminuição abrupta dos níveis hormonais no bebê após o nascimento, o que provoca a queda dos cabelos. Cabelos novos crescem no lugar, mas podem vir com cor e textura diferente.

6- A partir de que idade deve-se usar shampoo? Qual o melhor tipo?

Os bebês costumam ter mais oleosidade no couro cabeludo por volta de 6 meses de idade. Até esta fase, os sabonetes líquidos podem lavar tanto o corpo como os cabelos. A partir de seis meses, se o seu bebê tiver bastante cabelo, você poderá optar pelo uso de um shampoo (nos bebês com pouquinho cabelo pode-se manter o sabonete líquido por mais um tempo).

Os shampoos para crianças prometem não arder os olhos, pois usam detergentes suaves. Muitos são cheirosos e possuem ingredientes naturais, mas é importante serem hipoalergênicos. Observe se não há a substância Quartenium -15 na composição do shampoo, que é cancerígena (para mais informações leia o post “Banho tóxico” clicando aqui).

Os shampoos infantis têm ph mais alto, o que acaba embaraçando mais os cabelos. Quando a criança fica maior e seu cabelo cresce, você poderá substituir o shampoo de bebê por um shampoo infantil.

7- O uso de condicionador é necessário?


O condicionador poderá ajudar bastante a pentear cabelos que tendem a embaraçar mais. Os bebês não necessitam de condicionador, mas as crianças maiores, com cabelos mais longos, que já utilizam shampoos infantis, podem utilizar condicionador após o banho.

8- Quando deve ser feito o primeiro corte de cabelo na criança?

O primeiro corte de cabelo deve ser feito quando necessário. Há bebês com tanto cabelo que antes de um ano de idade já cortaram o cabelo mais de uma vez. O mito de que cortar os cabelos faz com que eles fiquem mais fortes não é verdade. Os cabelos vão se tornando mais grossos e pesados com o tempo e de acordo com a genética da criança.

9- O que fazer para evitar cabelos embaraçados, principalmente em meninas?

Se sua criança tem cabelos longos ou crespos, com tendência a embaraçar demais, use um condicionador infantil no final da lavagem, porém, durante o enxágue, procure deixar 25% do condicionador aplicado, para facilitar na hora de pentear. Existem cremes e sprays para pentear cabelos de criança, que devem ser utilizados apenas nas pontas e não no couro cabeludo. Nos locais em que há nós, pode-se isolar o nó e aplicar o produto diretamente, para facilitar o desembaraço.

10- Prender os cabelos faz mal?

Sim. Prender os cabelos de crianças pequenas frequentemente, em rabos de cavalo muito apertados, acaba quebrando os fios, que são mais finos e quebram com maior facilidade. A partir de dois anos de idade, podem-se prender os cabelos com menor risco de quebra, mas, o ideal é que as crianças tenham cabelos com estilos simples e se evite a manipulação excessiva.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...