quinta-feira, 29 de março de 2012

Puberdade precoce




O que é puberdade e quando ela é considerada precoce?
De repente, dando banho em seu filho ou filha, você percebe a presença de pelinhos e leva um susto, afinal, ela ainda é tão criança! Estas estórias têm se tornado mais comum nos consultórios pediátricos.

Para entender o que é puberdade precoce, precisamos entender primeiro o que é Puberdade.

A puberdade é o período em que uma série de mudanças biológicas ocorre nas meninas e nos meninos, iniciando o processo de desenvolvimento das características sexuais secundárias. Ou seja, ocorre aumento do tamanho dos testículos nos meninos e aparecimento de mamas nas meninas. Surgem os primeiros pelinhos na região genital e axilar, já com certo odor mais forte de suor. Além disso, neste período, pode ocorrer um crescimento acelerado, também chamado de “estirão”, além de um aumento da oleosidade da pele, com surgimento das indesejáveis espinhas e alteração do timbre de voz nos meninos.

Nos dias de hoje, a idade média em que as crianças atingem a puberdade é menor em comparação com a idade das crianças de gerações passadas. No início do século passado, por exemplo, a média era de 15 anos para meninas e de 16 para meninos. Atualmente, a puberdade, considerada normal, começa a partir dos 8 anos para meninas e de 9 anos para meninos. Mas por que, atualmente, as crianças estão entrando na puberdade tão novas?

Há uma série de teorias que tentam explicar estas alterações acontecendo cada vez mais cedo. Citando algumas delas:
A influência de produtos químicos nos alimentos que consumimos atualmente;
A melhoria da condição nutricional da humanidade;
Uma tendência maior das crianças em assumirem atitudes e comportamentos de adultos.

Por que ocorre a puberdade precoce?
A puberdade precoce nem sempre tem uma causa evidente. Há basicamente dois tipos de puberdade precoce: a de origem central e a de origem periférica.

Na puberdade precoce de origem central, há participação de uma região cerebral chamada hipotálamo-hipófise, que passa a liberar hormônios sexuais que estimulam o desenvolvimento dos ovários e dos testículos. Neste caso, é necessário descartar a presença de algum tumor na região cerebral.

Na puberdade precoce de origem periférica, a região cerebral não está envolvida na estimulação precoce dos ovários e testículos. O uso de alguns medicamentos contendo hormônios pode ser a causa do problema.

Quais são as implicações da Puberdade Precoce?
A principal preocupação dos pais se relaciona ao desenvolvimento físico acelerado, que, algumas vezes, não é acompanhado do mesmo grau de desenvolvimento emocional e psicológico da criança. Outra grande preocupação é com a sua estatura. Por exemplo, no caso das meninas ocorre, antes da menstruação, um pico no crescimento chamado estirão. Quando ela menstruar, ela vai crescer menos, porque se estabelece o “fechamento” de uma região dos ossos chamada cartilagem de crescimento (que é por onde os ossos crescem). No caso dos meninos, o estirão também ocorre após se iniciarem as características de puberdade. Ou seja, se houver uma puberdade antes da hora, a criança terá seu estirão mais cedo, porém parará de crescer também mais cedo, podendo ficar mais baixa. Por este motivo, a radiografia de idade óssea é realizada para verificar se a idade óssea está mais avançada (mais velha) do que a idade cronológica da criança.

Frente ao diagnóstico, o que fazer?
Muitas vezes são os pais que primeiro observam as alterações físicas de seus filhos e os levam ao consultório. Neste caso, o pediatra, ao suspeitar de puberdade precoce solicita uma avaliação do endocrinologista Infantil, que é um pediatra especialista em endocrinologia. Este profissional vai avaliar todo o histórico da criança e de seus familiares, além de analisar as estaturas do pai e da mãe e fazer um exame físico completo. Com todos estes dados, ele poderá constatar a necessidade de realização de exames complementares, como exames de sangue para dosagens hormonais e os exames de imagens como: radiografia de idade óssea, ultrassonografia, tomografia e ressonância nuclear magnética de crânio, para descartar a presença de tumores, pois, neste caso o tratamento pode necessitar de cirurgia.

É importante levar em consideração que, iniciar a puberdade mais cedo, pode não causar qualquer problema. Se a criança entrar na puberdade precocemente, mas ela se enquadrar emocionalmente bem nesta situação, com previsão de altura final normal, nem sempre há necessidade de intervenção. Entretanto, em alguns casos de puberdade precoce, o pediatra endocrinologista pode sugerir um tratamento de supressão hormonal, com o uso de medicações que bloqueiam a ação dos estrogênios e testosterona, prolongando o período pré-puberal da infância. Desta forma, o desenvolvimento sexual acontecerá um pouco mais tarde, numa idade mais compatível com o desenvolvimento emocional da criança, que, no final, também acabará ganhando um pouco mais de altura.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...