terça-feira, 6 de março de 2012

Os sintomas do Diabetes tipo 1



Há alguns anos atrás atendi uma criança que me marcou profundamente. Tratava-se de uma garota, com seus quase dez anos de idade, que fora encaminhada com suspeita de uma infecção urinária, pois toda hora ia ao banheiro fazer xixi. O curioso era que a criança não tinha dor ao urinar, ela só urinava demais. Ao mesmo tempo, segundo a mãe, ela bebia muita água. Mas muita água mesmo, pois chegava a beber mais de um litro por noite. Porém, nada foi mais marcante do que a mãe me dizer que a criança estava muito magra. A mim, me parecia uma criança de peso normal. Porém, a mãe sacou da carteira uma foto da menina, tirada dois meses antes e, qual não foi meu espanto: ela era quase obesa! Era um absurdo a diferença de peso daquela garota que estava ali na minha frente e sua própria fotografia. Diante disto, foram coletados exames de urina e de sangue e, lá estava o diagnóstico: diabetes tipo 1. A taxa de glicose no sangue estava altíssima, o que exigiu uma internação para que tudo se compensasse. Ela passou a receber insulina e manteve este tratamento para sempre. Nunca mais a vi, mas fiquei marcada pela gravidade da situação.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, de um momento para o outro o organismo reconhece suas próprias células normais do pâncreas, produtoras de insulina, como estranhas e passa a destruí-las. A insulina é um hormônio que promove a passagem de glicose do sangue para dentro das células, para que possa ser utilizada como energia. Se não há insulina, sobra glicose no sangue e esta glicose em excesso provoca problemas vasculares, cardíacos, renais, oculares e nos nervos periféricos. Não se sabe o motivo que leva uma criança a desenvolver diabetes tipo 1. Há teorias que tentam ligar o aparecimento do diabetes a infecções por alguns vírus, como o da mononucleose ou o Coxsackie, ou mesmo a teoria em que as crianças atualmente seriam muito menos expostas a infecções e seu sistema imunológico acabaria desenvolvendo doenças autoimunes, entre elas o diabetes tipo 1. O fato é que hoje se faz duas vezes mais diagnóstico desta doença do que há 20 anos.

Os sintomas mais característicos do diabetes tipo 1 são a sede intensa e o aumento no número de micções . São sintomas muito exacerbados, com a ingestão de muitos copos de água durante a noite toda e um volume de urina enorme, cada vez que a criança vai ao banheiro, várias vezes ao dia. Além disto, a fome aumenta bastante, porém há emagrecimento, muitas vezes acentuado, além de apatia e até irritabilidade.

Os exames mais solicitados podem ser um simples exame de urina, em que haverá uma quantidade grande de glicose presente, além do exame de glicemia, com a dosagem de açúcar no sangue, que poderá ser em jejum ou até mesmo não. Se for feito o exame com 8 horas de jejum, espera-se uma glicemia menor que 99 miligramas por decilitro (mg/dl). Se for realizado sem que haja jejum, níveis acima de 200 mg/dl são considerados patológicos.

Uma vez feito o diagnóstico, a criança passará a receber insulina regularmente, para que sua glicemia seja mantida em níveis entre 70 mg/dl a 120 mg/dl, uma vez que picos altos demais ou baixos demais podem levar a situações graves como convulsões, coma e até mesmo a morte. A dieta deverá ser controlada, porém uma criança com diabetes pode comer um pedaço de bolo ou biscoitos. O que não pode é exagerar ( assim como nenhuma criança deve). Nesta hora, os pais devem seguir muito de perto a ingestão de carboidratos, para que não haja picos altos de açúcar no sangue.

Muita pesquisa é feita nesta área já há algum tempo, para que se consiga desenvolver um “pâncreas artificial”, que combinaria um monitor de glicose associado a uma bomba de insulina, o que permitiria que a insulina fosse liberada sempre que o nível de glicose no sangue subisse, sem que fossem necessárias dosagens de glicose com picadas no dedo e injeções de insulina várias vezes ao dia. É um futuro que parece bem promissor e próximo. Vamos torcer para que ele chegue logo.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...