sexta-feira, 2 de março de 2012

Meu filho engoliu uma moeda!


crédito da imagem: www.diyfather.com


Assim que as crianças começam a engatinhar, passam a encontrar objetos pela casa. Até esta fase chegar, por estarem muito mais restritas ao colo ou a lugares como o carrinho ou o berço, os objetos colocados na boca eram os objetos oferecidos a elas. Mas, ao engatinharem, passam a ter a liberdade de achar seus próprios objetos, levando-os à boca e – ENGOLINDO! Esta fase pode durar bastante e há crianças que têm uma especial atração por colocar tudo na boca. O risco de engolir é grande.



Mas, afinal, e se uma criança engole um corpo estranho (como é chamado o objeto engolido), é perigoso? É preciso ir ao hospital imediatamente? A resposta é: depende. Depende do que foi engolido, do tempo que faz que o corpo estranho foi engolido e dos sintomas que se manifestam.

Ao passar pela boca, um objeto chega ao esôfago. No esôfago há três locais em que um objeto poderá ficar preso: na porção mais inicial (na altura das clavículas); na porção média, no meio do tórax ou na porção final, já quase chegando ao estômago, no final da caixa torácica.

Quando um objeto fica “entalado” no esôfago, há alguns sintomas que podem se apresentar:

Salivação excessiva
Dor e dificuldade para engolir
Dor no peito ou dor no pescoço
Náusea e vômito

Nesta situação, é necessária uma endoscopia para retirada do corpo estranho do esôfago. Isto poderá acontecer se a criança engolir uma moeda, por exemplo. Principalmente se for uma moeda grande, maior de 18 mm. Em algumas situações poderá acontecer de a criança engolir uma moeda e ela passar pelo esôfago e chegar ao estômago, progredindo pelo tubo digestivo, sendo eliminada, sem provocar dor ou outros sintomas. Por este motivo, se há realmente uma grande suspeita de que a criança engoliu uma moeda, pode ser realizado um exame de Raio-X , identificando o objeto no tubo digestivo. Se não há sintomas, o pediatra poderá optar por esperar 24 horas para realizar novo exame e ver se a moeda se movimentou em direção ao estômago e intestino. Quando um objeto consegue passar pelo esôfago e chegar até o estômago, a grande probabilidade é de que ele seja eliminado. Mas, se não houver progressão, mesmo que não haja sintomas, poderá ser necessária a endoscopia para a retirada.

Existe outro objeto parecido com uma moeda, que também pode ser engolido. É a bateria de lítio em forma de moeda.

Nesta situação existe um agravante: a bateria fica “entalada” na parte mais alta do esôfago e a saliva que a criança deglute entra em contato com a mesma, desencadeando uma reação química que, em aproximadamente duas horas, acaba provocando uma queimadura no esôfago. Uma vez que essa reação química começa, ela continua mesmo com a retirada do corpo estranho. Isto poderá causar lesões permanentes no esôfago, havendo necessidade até mesmo de cirurgias corretivas complicadas.

crédito da imagem:hurleyblog.com
As baterias de lítio estão em muitos objetos eletrônicos como controles remotos de DVDs, de caixas de MP3 e de carros, em alguns termômetros de orelha, em calculadoras, em balanças domésticas, entre outros. Como estes objetos não são brinquedos, muitas vezes é fácil abrir o compartimento onde se encontra a bateria e a criança pode achá-la. Além disto, a bateria já costuma vir instalada no aparelho e as pessoas nem se dão conta de que elas estão lá, a não ser quando elas acabam e precisam ser repostas.

Se uma criança engolir uma bateria de lítio, ela deverá ser levada imediatamente ao pronto-socorro, pois isto representa uma emergência médica.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...