segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sapinho



O que é sapinho? O sapinho ou monilíase oral é uma infecção que pode ocorrer principalmente na criança pequena (mais frequentemente até os primeiros seis meses de idade).
Esta infecção é causada por um fungo chamado Candida albicans. Este fungo se instala na superfície da mucosa da boca, especialmente na parte interna das bochechas, nas gengivas, no céu da boca, na língua e na parte interna dos lábios.

Além da região da boca, este mesmo fungo também pode provocar uma infecção na região de fraldas chamada monilíase perineal, que se manifesta com pontos bem avermelhados e em relevo.
Na boca, algumas vezes o sapinho é confundido com o leite que fica aderido na parte interna das bochechas. Mas diferente do leite, que é facilmente retirado, as placas da monilíase oral ou sapinho ficam tão grudadas na superfície desta mucosa que é difícil retirá-las sem causar dor ou sangramento.
O uso de antibióticos no primeiro ano de vida pode causar um desequilíbrio na flora normal da boca e com isso este fungo pode se multiplicar na forma do sapinho. Com isto, pode ocorrer sapinho após o uso de antibióticos.
Em crianças maiores de três anos o sapinho não é muito comum e pode indicar alguma diminuição de imunidade, que o pediatra vai investigar.

Quais os sintomas do sapinho?
O sapinho pode ser assintomático ou pode causar dor, desconforto e diminuição do apetite.

Como tratar o sapinho?
Antifúngicos - O medicamento mais comumente receitado para o sapinho é um antifúngico líquido, como a Nistatina, aplicado quatro vezes ao dia. Os bebês podem sugar o medicamento diretamente de uma seringa, ou pode-se aplicar o líquido com conta-gotas em cada canto interno das bochechas. Também existe um antifúngico em gel, como o Cetoconazol, que pode ser aplicado com o próprio dedo nos locais afetados na boca.

Bicarbonato de sódio – Nos intervalos pode-se fazer uma limpeza na boca do bebê com água bicarbonatada. A preparação é fácil, bastando dissolver uma colher das de café rasa com bicarbonato de sódio em ¼ de litro (250 ml) de água filtrada e aplicar delicadamente na boquinha da criança, com o dedo envolvido em gaze. O processo deve ser delicado para não machucar a boca e não causar sangramento. Esta limpeza deve ser longe do horário da aplicação da Nistatina porque o Ph alcalino do bicarbonato de sódio prejudica a atuação do antifúngico, então, não se deve fazer esta limpeza imediatamente antes da aplicação da Nistatina e sim em horário bem longe desta aplicação.

A mamãe que amamenta um bebê com sapinho também deve ser examinada e, caso tenha este mesmo fungo nos bicos dos seios, poderá ser tratada com pomada de Nistatina.

Como prevenir o sapinho?
As medidas de prevenção são fundamentais para evitar a doença.

(1) Limpar a boca do bebê com gaze, ou paninho de boca para retirar os resíduos do leite, porque o fungo prolifera com o leite.

(2) Evitar dar beijo na boca do bebê, porque nós adultos, embora não tenhamos manifestação da doença, podemos ter este fungo presente na nossa boca.

(3) Manter bicos de chupetas e mamadeiras esterilizadas.

(4) Cuidar para que crianças não compartilhem chupetas e mamadeiras.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...