quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Entendendo a bronquiolite




O que é bronquiolite?
A bronquiolite é uma infecção respiratória que acomete crianças pequenas, principalmente nos dois primeiros anos de vida.

Qual é a causa?
Ela pode ser causada por alguns vírus respiratórios, sendo que o vírus sincicial respiratório é o mais conhecido dentre eles. Porém, a bronquiolite também pode ser causada por outros vírus como o rinovírus (que é o vírus do resfriado comum), o vírus influenza (vírus da gripe) e outros menos conhecidos como o metapneumovírus. A criança adquire a bronquiolite da mesma forma que pega um resfriado comum, ou seja, pelo contato com pessoas que estejam infectadas pelo vírus.


É uma doença grave?Quanto mais jovem for a criança, maior o risco de complicações, podendo causar insuficiência respiratória com necessidade de internação para dar suporte respiratório à criança.

Como uma virose pode causar insuficiência respiratória no meu bebê?
Para entender a bronquiolite, precisamos entender um pouco sobre as vias respiratórias. Vou tentar explicar de forma sucinta: as vias respiratórias se assemelham a uma árvore de ponta-cabeça, como vocês poderão ver na ilustração abaixo. O tronco da árvore seria a traquéia, que se bifurca nos brônquios direito e esquerdo e, a partir destes dois brônquios principais, vão saindo brônquios menores, sendo que os bronquíolos seriam os galhos mais finos da árvore. O ar passa por dentro dos galhos desta árvore para levar o oxigênio aos alvéolos, onde finalmente o oxigênio será absorvido pelo organismo. Os alvéolos se assemelham a pequenos cachos de uva que ficam na ponta dos galhos mais finos da árvore.




Na bronquiolite, há uma inflamação de toda a árvore respiratória e os efeitos desta inflamação são piores nos bronquíolos, pois eles têm um calibre menor. Quando os bronquíolos ficam inflamados, a sua parte interna fica toda inchada e cheia de catarro e, consequentemente, ocorre uma maior dificuldade para o ar chegar até os alvéolos. Na figura abaixo, do lado esquerdo o bronquíolo está normal e, do lado direito, a parte interna está inchada e cheia de catarro.




Imaginem esta situação para os bebês. Fica muito mais difícil respirar, pois os bronquíolos dos bebês são mais finos do que os de uma criança maior. Sendo assim, a presença de inchaço (edema) e catarro acaba diminuindo muito o calibre interno dos bronquíolos e a criança precisa fazer muita força para levar o oxigênio até os alvéolos. Para ter uma idéia mais prática, imaginem como seria tomar suco com um canudo com um ou dois milímetros de diâmetro.

Diante desta situação, o bebê começa a apresentar ruído respiratório (chiado) e tosse. O abdome começa a apresentar um movimento exagerado durante a respiração porque o bebê tenta utilizar os músculos da barriga para ajudar a respiração. De tanto fazer força para respirar, em algum momento ele pode se cansar e, a partir daí, pode ocorrer a insuficiência respiratória, com necessidade de internação.

Todos os bebês com bronquiolite precisam ser internados?
Não, a maior parte dos casos pode ser tratada em casa com o acompanhamento de um pediatra. O tratamento consiste em muitas inalações com soro fisiológico e fisioterapia respiratória. Fracionar a alimentação e elevar a cabeceira da criança pode ajudar a respiração. Em alguns casos, utilizamos medicações para tentar abrir e desinflamar os brônquios e bronquíolos da criança. Por ser uma infecção causada por vírus, não utilizamos antibióticos, exceto no caso de ocorrer alguma infecção secundária por bactérias, ou seja, quando uma bactéria se alojar nos tecidos inflamados e cheios de catarro.

Em situações especiais, como no caso de bebês prematuros, com doenças respiratórias ou cardíacas, a bronquiolite pode evoluir de forma desfavorável em um maior número de casos, com maior chance de complicações.

Como saber se o meu bebê está com bronquiolite?
Geralmente, a bronquiolite começa como um resfriado comum, com febre, coriza, tosse e um leve chiado ao respirar, sendo que a maioria das crianças tem uma melhora espontânea ao longo de 7 a 10 dias. Em alguns casos, o desconforto respiratório piora, principalmente nos primeiros três dias, podendo evoluir para uma insuficiência respiratória com necessidade de internação, conforme descrevi anteriormente.

Há vacina contra bronquiolite?
Há uma vacina contra o vírus sincicial respiratório que é aplicada somente em situações especiais: bebês prematuros, com doença pulmonar ou cardíaca. O nome químico do composto da vacina é palivizumab e o nome comercial é Synagis® , mas ela só é aplicada em crianças com alto risco de complicações, como é o caso de crianças prematuras, com cardiopatia ou pneumopatia de base. Esta vacina tem um custo altíssimo e é fornecida gratuitamente pelo governo nas situações descritas. A criança recebe no total oito doses da vacina, geralmente nos meses de maio a agosto, durante os dois primeiros anos de vida. A vacina confere imunidade contra o vírus sincicial respiratório somente durante os meses em que a criança recebe estas aplicações. Pelos motivos que eu descrevi, o palivizumab não está indicado para uso em todas as crianças. Ainda não temos uma vacina que forneça imunidade efetiva e duradoura contra o vírus sincicial respiratório para todas as crianças, mas os pesquisadores estão se esforçando bastante para que isto ocorra em breve.

Para o rinovírus, ainda não temos vacina, mas para o vírus influenza, nós já temos uma vacina eficaz e muito acessível que pode ser aplicada a partir dos seis meses de vida. Para mais detalhes, leia o post “A vacina contra a gripe” http://pediatrio.blogspot.com/2011/05/vacina-contra-gripe.html







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...