quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Drogas na adolescência. Seu filho já experimentou?



Uma grande preocupação dos pais de adolescentes e pré-adolescentes é o uso de drogas ilícitas pelos filhos e, aqui vale lembrar que, o álcool e o cigarro são drogas ilícitas até os 18 anos de idade. Estatísticas americanas mostram que um em cada quatro adolescentes que usam drogas entre os doze e dezessete anos, torna-se dependente químico, um índice significativamente maior do que em qualquer outra faixa etária.



Geralmente, quando nossos filhos são pequenos e ouvimos falar sobre drogas ilícitas e dependência química, imaginamos que este problema atinja somente pessoas de baixa renda ou com famílias desajustadas, ou seja, nossos filhos sempre estarão fora desta estatística. Porém, os dados mostram que as coisas não são bem assim e, basta olharmos com atenção ao nosso redor, para comprovarmos estes dados. O acesso e o apelo ao uso de drogas ilícitas entre adolescentes e até mesmo entre crianças é cada vez maior. As drogas podem estar disponíveis no clube, nas baladas, na festa de 15 anos de uma amiga, na casa de um amigo, na escola e até mesmo no condomínio onde moramos.

Ao conversar sobre drogas com os filhos é muito importante ter em mente e lembrá-los que, quando alguém experimenta uma droga como o álcool, tabaco, maconha ou cocaína, ninguém é capaz de saber se ele se tornará dependente ou não. Ainda não se sabe com clareza por que os organismos reagem de formas diferentes às drogas, ou seja, como um adolescente pode experimentar o álcool e não se tornar dependente e outro se transformar em um alcoólatra.

Parece que a hereditariedade desempenha um papel determinante na susceptibilidade de uma pessoa aos efeitos das drogas. O índice de alcoolismo entre filhos de pais alcoólatras é 4 a 5 vezes maior do que entre filhos de não alcoólatras. Por esta teoria, poderíamos herdar um gene predisponente à dependência química. Se há casos de alcoolismo na família é importante conversar com o seu filho sobre isto. Talvez esta informação seja útil se ele estiver pensando em experimentar drogas.

Mas não se trata apenas de predisposição genética. Há fatores ambientais que aumentam a chance de um adolescente ser “capturado” pelas drogas. Transcreverei abaixo alguns fatores de risco que são citados pela Academia Americana de Pediatria. Quanto maior o número de fatores de risco, maior a vulnerabilidade do adolescente.

Portadores de condições psicológicas não tratadas como depressão, ansiedade, distúrbios de comportamento e de personalidade e também os portadores de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outros problemas que interfiram com o “sucesso” acadêmico ou social. Para estes adolescentes, o uso de drogas ilícitas pode-se tornar uma solução desastrosa.
Características da personalidade: adolescentes que estão sempre em busca de novas emoções, necessidade de gratificações imediatas, dificuldade em lidar com frustrações.
Distúrbios alimentares.
Companhia de outros adolescentes usuários de drogas.
Falta de supervisão e definição de limites consistentes pelos pais.
Familiares que usam ou aceitam o uso de drogas ilícitas.
Adolescentes que vivem em lares com conflitos familiares, agressões verbais ou físicas.

Diante deste cenário, como defender os nossos filhos? Acho muito importante estarmos informados e informarmos os nossos filhos, pois de alguma forma eles obterão estas informações e é bem melhor que você seja o primeiro a conversar com ele sobre isto. O seu adolescente lhe dará maior credibilidade se você conhecer os fatos e você será capaz de reconhecer o problema nas fases iniciais, quando as chances de reversão são maiores.

Mais uma vez irei citar um órgão americano: o Departamento de Educação dos Estados Unidos recomenda que os pais deveriam ter, no mínimo, as seguintes informações:

Os nomes dos diferentes tipos de drogas e os seus nomes “populares”.
A aparência de cada droga e dos “apetrechos” que as acompanham.
Os sinais físicos e de comportamento de alguém que usa drogas.
Como e onde buscar ajuda ao suspeitar que uma criança ou um adolescente está envolvido com drogas.

Segue o link de uma HQ da Turma da Mônica que introduz este assunto para as crianças: http://www.monica.com.br/institut/drogas/






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...