segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O dilema do lanche escolar


As crianças voltam às aulas. E volta a velha questão diária: o que mandar de lanche? De novo o “Club Social”? De novo a “Ana Maria”? Ai meu Deus, que dificuldade...
Esta questão assola uma boa parte das mães, cujos filhos estão em escolas que não oferecem lanche próprio. Ou seja, as mães são responsáveis por enviar diariamente um lanche para o recreio, de forma que sua criança fique bem alimentada e, ao mesmo tempo, não coma calorias em excesso.
O que acontece realmente na escola, só Deus sabe, porque eu imagino que as crianças acabam compartilhando lanches de amigos, o que, nem sempre pode ser o ideal de nutrição (há sempre aqueles que levam salgadinhos, biscoitos recheados e chocolates, pela “facilidade” que representam para algumas mães).

Se dermos uma volta pelo supermercado, o que se encontram são bolos e biscoitos, em pequenas porções, além de sucos de caixinha, que são a forma mais fácil de lanche para ser enviado. Mas, isto acaba por tornar o lanche monótono e enjoativo, porque as variedades não são tão grandes assim. Além disto, ficamos longe de fornecer nutrição adequada, pois, sem dúvida, fibras, cálcio e vitaminas ficam aquém do desejado com estes alimentos, sobrando mais gorduras e carboidratos.
Então, a saída seria tentar enviar um lanche que contivesse porções pequenas de alguns alimentos, acondicionados de forma fresquinha e atraente, para que não sejam trocados pelas guloseimas dos outros, certo? Mas, infelizmente, a grande maioria das escolas não dispõe de geladeiras para que se possam enviar alimentos que se mantivessem geladinhos. Isto dificulta bastante as coisas.
Durante a consulta de uma paciente minha, seu pai me contou como faz para mandar o lanche da escola de forma que fique fresquinho. Ele utiliza um recipiente plástico, que, na verdade, é uma sanduicheira, só que tem duas partes, com uma divisão plástica rígida no meio. E ele preenche uma das partes, ou mesmo as duas, dependendo do que quer enviar, com “gelos” de silicone, que são reutilizáveis. Estes gelos podem ser encontrados sob a forma de estrelas, corações, etc, o que torna o lanche mais divertido ainda, além de mantê-lo fresquinho. Esta ideia me pareceu ótima e tomei a liberdade de divulgá-la aqui (obrigada,Wagner! Valeu!). A sanduicheira plástica dupla é da marca Sanremo e é encontrada no Walmart. Os gelos de silicone são encontrados na Tok-Stok. Veja a foto:




Eu tenho orientado as mães a criarem cardápios para cada dia da semana e seguirem por um tempo, de forma que não se arrume um lanche de última hora. Como cada dia tem um lanchinho diferente, a chance de enjoar é bem menor. Além disto, a mãe se programa e já compra os ingredientes para a semana toda, facilitando a vida de quem tem pouco tempo. Procure enviar sempre um carboidrato, uma fruta e algum alimento contendo cálcio, que pode ou não estar na bebida. Vou sugerir abaixo um cardápio para uma semana, que pode servir de inspiração para algumas mães:


Segunda-feira
  • Um achocolatado
  • Uma porção de uvas sem semente
  • Quatro biscoitos sem recheio
Terça-feira
  • Uma garrafinha de leite fermentado, tipo Yakult
  • Uma bisnaguinha com cream-cheese ou requeijão
  • Uma banana
Quarta-feira
  • Uma caixinha de suco de frutas
  • Um Polenguinho
  • Uma barrinha de cereais
Quinta-feira
  • Uma caixinha de vitamina (tipo Mucilon)
  • Um minibolo (tipo Ana Maria)
  • Uma pera
Sexta-feira
  • Uma caixinha de suco de frutas
  • Uma bisnaguinha com geléia de morango
  • Um Danoninho
Experimente a ideia do acondicionamento com “gelos de silicone” para aqueles alimentos que precisam ficar mais frios. Com certeza, isto abrirá um leque maior de opções para lanches gostosos e saudáveis.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...