domingo, 18 de dezembro de 2011

Prevenindo acidentes na hora do banho e da higiene

Ilustração: Claudia Marianno

A maior parte das crianças adora o momento do banho. Alguns bebês, quando muito novinhos, podem ficar um pouco chorosos, mas aos poucos começam a apreciar muito a hora do banho. Há alguns cuidados que precisam ser tomados para prevenir acidentes durante o momento da higiene das crianças.



EVITANDO QUEDAS DA BANHEIRA E DO TROCADOR:

-A banheira tem de ser posicionada em local firme e estável, para que não ofereça perigo de cair.

-Durante o banho é preciso segurar cuidadosamente o bebê para evitar escorregões e submersão.

-O bebê não pode ficar sozinho em hipótese alguma, nem na banheira, nem no trocador, por isso, todo o material a ser utilizado na sua higiene e troca, como sabonete, xampu, toalhas, roupas, devem ser previamente preparados e mantidos ao alcance da mão.

-Para crianças maiores, que já tomam banho no chuveiro, os riscos de quedas podem ser evitados com o uso de tapetes de borracha dentro e fora do box.

EVITANDO QUEIMADURAS NO BANHO:

-É importante verificar a temperatura da água antes de colocar a criança na banheira. Pode-se testar com a região do cotovelo ou dorso da mão.

- Em caso de necessidade de misturar mais água fria ou quente, o acréscimo deve ser feito antes de o bebê entrar na banheira.


EVITANDO ACIDENTES COM MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL:

- As hastes flexíveis com extremidades de algodão, mais conhecidas como cotonetes, são destinadas para secar a parte externa do ouvido, não devendo ser introduzidas no conduto auditivo, pelo risco de ferir internamente o ouvido e até mesmo perfurar o tímpano.

-Cotonetes, talcos, óleos, xampus, cremes, loções, entre outros produtos, têm de ser mantidos longe do alcance das crianças, uma vez, que oferecem risco de perfurações no ouvido e no nariz, de ferimentos oculares e de aspiração e ingestão acidental destes materiais.


EVITANDO OUTROS ACIDENTES NO BANHEIRO:

- O vaso sanitário deve ficar fechado para evitar, além de afogamento, a ingestão ou a manipulação da água no local.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...