sábado, 5 de novembro de 2011

Soluços

Ilustração: Claudia Marianno

Separando o tórax e o abdômen existe um músculo chamado diafragma, que tem papel fundamental no mecanismo da respiração, permitindo a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Quando sofre algum tipo de irritação, o diafragma contrai de forma involuntária, dando origem ao soluço, fenômeno idêntico no adulto e na criança. Os desencadeantes deste processo podem variar de acordo com a idade.

Nos recém-nascidos e bebês bem pequenos, os soluços acontecem de forma muito freqüente e repetitiva. A causa para este fato não é bem conhecida e a explicação mais aceita para o desencadeamento do soluço nos bebês seria a ingestão muito rápida do leite. Além disto, sabe-se que o refluxo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago irrita o nervo frênico, que provoca contrações do diafragma, ou seja, os soluços. O refluxo está presente nos bebês de forma bastante acentuada e acaba desencadeando soluços freqüentes.

Observa-se que os soluços do bebê ocorrem principalmente após mamar ou após arrotar, provavelmente devido ao refluxo. Os soluços não causam incômodo na criança, mas incomodam muito os pais. Não é necessário fazer nada para eliminar os soluços do bebê, pois eles costumam passar logo e, conforme a criança vai crescendo, eles vão se tornando menos freqüentes.

No caso de soluços persistentes, juntamente com sintomas de choro, irritabilidade ou regurgitação intensa, o pediatra deverá ser comunicado, pois podemos estar diante da doença do refluxo gastroesofágico, sendo necessário tratar a criança. Este fato é bastante importante também em crianças maiores, que podem ter a doença do refluxo sem vomitar ou regurgitar. São crianças que apresentam soluços freqüentes sempre após as refeições, muitas vezes acompanhados de dificuldade para comer, com interrupção precoce da refeição, referindo freqüentemente dor na barriga. Estes casos merecem atenção e tratamento, o que ajuda muito a melhorar os sintomas.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...