terça-feira, 15 de novembro de 2011

Meningite viral



Qualquer pessoa pode ter uma meningite viral, mas ela é muito mais frequente em crianças. Estamos em novembro e, a partir de agora, começamos a ter mais casos de meningite viral, pois ela acontece mais nos meses de final de primavera e início de verão.

Meningite é a inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ocorrer devido a infecções causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A meningite causada por vírus, ou seja, a meningite viral, é a forma mais frequente e pode ser causada por muitos vírus diferentes.

Apesar de ser uma infecção séria, a meningite viral raramente é fatal ou deixa sequelas, em pessoas com boa imunidade, ao contrário da meningite bacteriana, cuja taxa de mortalidade é alta e as sequelas costumam ser graves.

Em aproximadamente 90% dos casos de meningite viral os causadores são os enterovírus, que vivem nas células intestinais, no nariz e na garganta. Há aproximadamente 80 tipos destes vírus, sendo os dos grupos Coxsackie e Echovirus os maiores causadores de meningite viral. Na maioria das vezes, as infecções por estes vírus ou não causam nada ou causam sintomas leves como coriza, dor na garganta e febre baixa. Menos de 1 em cada 1000 pessoas infectadas por enterovírus desenvolverá meningite viral.

Os sintomas de meningite viral são febre alta, náusea e vômito e, o que chama muito a atenção, a forte dor de cabeça. Em crianças menores, que não sabem falar o que sentem, além da febre e dos vômitos, há recusa em comer, prostração e, algumas vezes, irritabilidade.

Ao exame físico há a rigidez da nuca, que chama a atenção do médico para o possível diagnóstico. O período de incubação é de 3 a 7 dias (período entre o contato e o início dos sintomas). A duração da doença é de 7 a 10 dias e a pessoa infectada transmite o vírus desde o início dos sintomas até o final deles. Quando se suspeita de meningite, o diagnóstico é feito através da análise do líquor (líquido que banha as meninges e o cérebro). O líquor é obtido através de uma punção nas costas e é analisado, sendo identificados o número e o tipo de células, bem como a presença ou não de bactérias. Neste exame não são identificados vírus e o diagnóstico de meningite viral acaba sendo feito pela análise das características do líquor, bem como pela ausência de bactérias.

Não há tratamento específico para a meningite viral, utilizando-se apenas medicamentos para controlar a febre, os vômitos e a dor de cabeça. Em alguns casos mais leves, nem mesmo é necessária internação.

Por ser uma doença causada por vírus que se transmitem através da saliva, secreção nasal e fezes, sua prevenção se dá principalmente através de um ato muito simples: lavar as mãos. Lavar as mãos após utilizar o banheiro, após assoar o nariz ou trocar as fraldas de uma criança. Ao espirrar ou tossir, cobrir a boca e o nariz. Se desejar veja o post sobre lavagem das mãos http://pediatrio.blogspot.com/search/label/como%20lavar%20as%20m%C3%A3os





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...