quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Prevenindo acidentes com brinquedos

Ilustração: Claudia Marianno

Enquanto as crianças ficam encantadas, os pais ficam confusos com a grande variedade de brinquedos oferecidos nas lojas e nos anúncios publicitários.

Os pequeninos desejam ter toda aquela variedade de brinquedos, mas os pais se preocupam em selecionar o brinquedo mais adequado para os seus filhos.

Ao escolher um brinquedo pensamos na faixa etária da criança que vai recebê-lo e nos interesses que esta criança demonstra. Se a criança é pequena, uma das maiores preocupações é com a sua segurança ao manusear este brinquedo, porque o que é bom para uma idade, pode ser perigoso para outra.



Especialmente para as crianças pequenas, abaixo estão algumas situações que devem ser prevenidas:

Acidentes de sufocação:
Saquinhos plásticos que envolvem os brinquedos não devem ficar acessíveis à criança pelo risco de colocá-los na região da cabeça e provocar sufocação. Bexigas de látex estouradas devem ser descartadas pelo risco de serem acidentalmente engolidas.

Ingestão e aspiração de objetos:
As crianças tendem a levar à boca tudo os que pegam com as mãos, por este motivo, os brinquedos não devem conter partes pequenas e desmontáveis. Uma regra prática é utilizar como referência dois dedos da mão, pois eles possuem juntos o diâmetro aproximado da garganta da criança (três cm). Tudo o que for maior do que dois dedos não deverá ser dado a uma criança pequena, sob o risco de haver aspiração ou engasgo.

Ferimentos e alergias:
Vale à pena prestar atenção se o brinquedo contém partes pontiagudas que podem ferir a criança que o manipula, ou se contém tintas que podem causar toxicidade ou alergias.


Por fim, antes de adquirir um brinquedo, vale à pena verificar a indicação da idade fornecida pelo fabricante e também o selo de segurança emitido pelo Inmetro. O selo do Inmetro garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança e qualidade e que os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos sejam atóxicos.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...