domingo, 16 de outubro de 2011

O que é coqueluche?


A coqueluche, também conhecida como “tosse comprida” é uma infecção respiratória altamente transmissível causada pela bactéria Bordetella pertussis. Esta bactéria é transmitida por pessoas doentes por meio de gotículas de saliva expelidas na tosse, espirro ou ao falar. O contagio também pode se dar pelo contato direto com objetos contaminados com secreções das pessoas doentes.

Inicialmente, aparecem sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe, como febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, começam os acessos de tosse seca e contínua que deram origem ao nome “tosse comprida”. Os acessos de tosse podem ser finalizados por uma inspiração forçada e prolongada semelhante a um guincho e vômitos. Na fase final, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum que pode durar em média três semanas. Os bebês são os que têm maior risco de apresentar formas graves da doença e complicações como desidratação, pneumonia, convulsões, lesões cerebrais e até a morte.

No Brasil, foram confirmados 593 casos de coqueluche em 2011. Desses, 451 ocorreram em crianças menores de um ano, infelizmente com 15 óbitos registrados. Estudos mostram que os adultos que convivem com as crianças, como mães, pais, irmãos e avós são as principais fontes de transmissão da doença aos recém-nascidos e bebês, os mais vulneráveis às complicações. Os adultos costumam ter quadros clínicos mais leves e, muitas vezes, nem sabem que estão infectados pela Bordetella.
A forma de prevenir a doença é aplicar a vacina tríplice bacteriana, que previne contra a difteria, o tétano e a coqueluche. Ela faz parte do calendário obrigatório do Programa Nacional de Imunizações e consiste em três doses no primeiro ano de vida (2º, 4º e 6º meses de vida), um primeiro reforço por volta dos 15 meses e mais um reforço entre 4 e 5 anos de idade.

A partir dos doze anos de idade é importante que os adolescentes e adultos tomem pelo menos uma dose da vacina tríplice bacteriana do adulto para se manterem imunizados contra a coqueluche. Infelizmente, a vacina tríplice bacteriana dos adultos não está disponível no sistema público de saúde, somente em clínicas privadas. Como os adultos são a maior fonte de contaminação para as crianças, é muito importante que eles também estejam imunizados






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...