sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Molusco contagioso



Molusco contagioso é uma doença causada por um vírus da família Poxvirus. A pele apresenta lesões que são pequenas pápulas, de tamanho entre 2 a 5 mm de largura. Estas pápulas têm coloração perolada e são umbilicadas (têm um afundamento na região central da lesão). Os locais mais freqüentes onde os moluscos aparecem são a face, a região axilar, o pescoço, os braços e o tronco. Na verdade, elas podem aparecer em qualquer local do corpo, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Esta infecção de pele é muito comum em crianças e é adquirida pelo contato direto com uma lesão. O vírus pode se espalhar por outros locais do corpo através da manipulação de uma lesão, como o ato de coçá-la, por exemplo. O uso de toalhas, roupas e brinquedos contaminados pode ser uma forma de adquirir as lesões.

Em geral as lesões de molusco contagioso não doem, não coçam e não costuma haver inflamação local, a menos que se manipulem as mesmas.

Em crianças com pele muito seca, por exemplo, crianças com dermatites, o molusco contagioso costuma ser mais freqüente e recorrente, pois há uma menor resistência natural da pele.

Em geral, as crianças costumam ter de 10 a 20 lesões, algumas vezes um pouco mais ( já vi casos com mais de 50 lesões!). Em indivíduos com boas defesas, as lesões acabam desaparecendo sozinhas num período que leva de meses até anos (em geral até 2 anos).

Crianças com molusco contagioso não devem freqüentar piscinas. Porém, há pesquisadores que questionam se os vírus não seriam inativados na água da piscina e o uso das toalhas e brinquedos neste ambiente é que seria a verdadeira causa da transmissão dos vírus de uma criança para outra. Mais estudos são necessários para esclarecer esta questão, mas, por enquanto, a recomendação é: quem tem molusco contagioso não deve freqüentar piscinas.

O tratamento costuma ser feito por dermatologistas através de curetagem da lesão (uma espécie de raspagem) , com a aplicação prévia de uma pomada anestésica no local. Algumas vezes são necessárias várias sessões com intervalos de 6 a 8 semanas, para acabar com todas as lesões.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...