quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A importância dos brinquedos e brincadeiras na infância




Brincadeira é coisa séria! Além da diversão que a brincadeira proporciona, através dela, a criança aprende o que é ganhar e o que é perder. Ela também aprende sobre regras, sobre conviver em grupo e sobre respeitar.


Faz parte do crescimento saudável que a criança desenvolva um critério interno do que é certo e o que é errado, e à medida que a criança enfrenta os desafios das brincadeiras, ela aprende a lidar tanto com as frustrações como com as conquistas. Assim como brincar em grupo, a criança também precisa ter os momentos de brincar sozinha. Nestes momentos a criança exercita a sua imaginação. É comum observá-las em longos diálogos com um “amigo imaginário” ou imitando alguma situação que elas vivenciam no dia a dia.

Muitas vezes, já observei minha filha de três anos com um livro nas mãos, contando estórias para alguma boneca, repetindo uma prática diária em nossa rotina.

No mundo atual, em que o acesso às informações e às novidades atinge todas as crianças, desde a mais tenra idade, é muito importante ressaltar que os pais devem estabelecer critérios ao presentear os filhos. Por exemplo: datas como aniversário, dia das crianças e natal ou outra data especial em que elas sabem que receberão brinquedos. Pontuar estas datas representa um cuidado necessário para que as crianças não se sintam amadas apenas quando recebem os agrados materiais.

Guardar e zelar pelos brinquedos devem ser incentivados para que as crianças aprendam a valorizar o que é seu, estimulando assim, o sentimento de gratidão pelo que recebemos.

Então, brincadeira, além de ser coisa séria, também é coisa de gente grande.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...