domingo, 2 de outubro de 2011

Doença do refluxo gastroesofágico


Ilustração: Claudia Marianno

No final do esôfago, na transição com o estômago, existe uma válvula que impede que o conteúdo ácido do estômago volte para o esôfago. Esta válvula tem períodos de relaxamento, que podem ocorrer normalmente algumas vezes ao dia, permitindo que o conteúdo do estômago reflua para o esôfago. Em bebês até um ano de idade, o refluxo pode ser fisiológico, ou seja, não representar uma doença. Portanto, quando o bebê regurgita, mesmo que de uma forma freqüente, isto é normal. Chamamos esta manifestação de refluxo gastroesofágico e ocorre de forma mais freqüente em bebês pequenos, pelo fato de serem alimentados apenas com líquidos e permanecerem deitados a maior parte do tempo, facilitando a volta do conteúdo do estômago para o esôfago.

Existe uma condição em que o refluxo passa a ser patológico. É a chamada doença do refluxo gastroesofágico. O que diferencia a condição normal de refluxo da condição patológica são as conseqüências deste refluxo na criança. Há três situações que seriam consideradas patológicas:

A criança vomita grandes quantidades de leite o dia todo e não consegue ganhar peso por este motivo. Esta é a situação menos freqüente.
O bebê começa a mamar e, poucos minutos depois, começa a chorar, jogando a cabeça para trás formando um arco com o corpo, de tanta dor. Nesta situação, pode nem haver regurgitação ou vômito. Só muita dor.
O bebê regurgita ou vomita muitas vezes e tem muita dor ao mesmo tempo.

Nestas situações, há necessidade de se medicar a criança, pois a dor incomoda muito e impede que as mamadas sejam tranqüilas e com uma rotina. Ocorrem, com freqüência, mamadas curtas, pois a dor as interrompe. O bebê acaba não conseguindo mamar até o final e dormir direito, acordando e apresentando fome antes da hora. A rotina passa a não existir.

A doença do refluxo gastroesofágico não é rara, porém, na grande maioria dos casos, só se inicia após um mês de vida (é lógico que há exceções). Se estas situações lhe soam familiares, não deixe de comentar com seu pediatra.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...