quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Alergia à proteína do leite de vaca






A alergia ao leite de vaca acontece quando o sistema imunológico erroneamente reconhece a proteína do leite de vaca como algo que o organismo deveria combater. Isto desencadeia a produção de anticorpos contra a proteína do leite de vaca, o que se considera uma reação alérgica. A alergia à proteína do leite de vaca é diferente da intolerância à lactose, que é uma inabilidade de digerir o açúcar do leite, não havendo produção de anticorpos, sendo rara em crianças e mais freqüente em jovens e adultos ( veja o post Intolerância à lactose)

Uma pessoa de qualquer idade pode ter alergia ao leite de vaca, mas este problema é muito mais freqüente em crianças pequenas, principalmente bebês (aproximadamente 2% a 3% dos bebês apresentam alergia ao leite de vaca), sendo que a grande maioria melhora quando cresce, geralmente até os dois anos.

Os sintomas podem ocorrer imediatamente após a ingestão de leite de vaca, (sintomas imediatos), ou podem levar sete a dez dias para aparecer ( sintomas tardios, que são mais freqüentes).

Os sintomas imediatos são vômitos, chiado no peito ou urticária. O choque anafilático é raro. Já os sintomas tardios podem ser dor abdominal, vômitos, diarréia, sangue e muco nas fezes, irritabilidade ou cólica, recusa alimentar. Este tipo de reação é mais difícil de diagnosticar, porque também pode ocorrer em outras situações que não a alergia ao leite de vaca.

Em crianças muito pequenas, os testes de laboratório freqüentemente se mostram normais, dificultando a confirmação diagnóstica. Em geral, o que se faz é a retirada do leite de vaca e seus derivados da alimentação da criança. Algumas vezes é necessária a reintrodução para ver se os sintomas voltam e confirmam o diagnóstico.

O tratamento da alergia ao leite de vaca consiste na eliminação do contato com esta proteína. No caso de lactentes menores de seis meses de idade, não se recomenda o uso de leite de soja. Nesta situação utilizam-se as chamadas fórmulas extensamente hidrolisadas, em que as proteínas do leite de vaca são quebradas em partículas menores e que produzem menos alergia.

Em crianças maiores é possível utilizar leite de soja, porém algumas crianças podem desenvolver alergia também à proteína da soja. Não se utilizam leites de cabra ou de ovelha, pois também provocam alergia.

Se você suspeita que seu filho possa ter alergia ao leite de vaca, não deixe de conversar sobre isto com o seu pediatra.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...