segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ácaros do pó: dormindo com o inimigo







Ácaros não são considerados insetos, porque não possuem antenas ou asas. Eles são parentes das aranhas, mas, ao contrário delas, seu corpo tem apenas um segmento enquanto as aranhas possuem dois.

Os ácaros medem um quarto de um milímetro e não podem ser vistos sem microscópio. Em apenas um grama de pó, podemos ter 100.000 ácaros. Colchões usados podem conter até 10 milhões de ácaros!

Eles se alimentam basicamente de descamação de pele humana. Nós, humanos, diariamente eliminamos centenas de milhares de células de pele mortas, o que fornece alimento abundante para os ácaros se multiplicarem.

Ácaros gostam de ambientes úmidos, escuros e quentes. Nossa cama é o lugar perfeito para eles, pois além de ter estas condições, ainda tem comida à vontade. Os travesseiros também costumam ser locais em que há muitos ácaros, além de estofados, almofadas e carpetes.

Após se alimentarem, os ácaros eliminam bolotas fecais. Isto ocorre em média 20 vezes ao dia. São estas excreções que causam alergia em humanos, pois são inaladas, desencadeando a produção de anticorpos em indivíduos alérgicos. Desta forma aparecem os sintomas de espirros, coriza, coceira no nariz e obstrução nasal, típicos de rinite. Em outras pessoas há tosse e falta de ar, podendo ocorrer, ainda, alergia de pele.

O inimigo número um dos ácaros é o sol. Falarei mais detalhadamente sobre medidas anti-ácaros em novo post. Aguardem. Enquanto isto, vejam o vídeo sobre ácaros logo abaixo. É muito interessante.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...