domingo, 28 de agosto de 2011

Intolerância à Lactose




Marina tem 12 anos e sente-se desconfortável. Principalmente por ter muitos gases e dor na barriga, todos os dias. Imaginava que isto seria o seu “normal” pois, já há algum tempo, sentia-se desta forma. No final de semana saiu com os amigos e comeu pizza de mussarela e, de sobremesa, duas bolas de sorvete com creme chantilly. Não dormiu de tanta dor e gases e acabou tendo diarréia. Marina pode ter intolerância à lactose.

O leite de vaca possui um açúcar natural, chamado lactose. O intestino humano digere este açúcar através de uma enzima chamada lactase, que quebra a lactose em partes pequenas, ajudando sua absorção.

Há indivíduos que, na maioria das vezes por uma questão genética, vão perdendo a enzima lactase de seu intestino ao longo da vida, passando a ter dificuldade na digestão da lactose do leite. Conseqüentemente, sobra lactose no intestino ao ingerir alimentos lácteos, o que leva a um grande acúmulo de gases, provocando dor e distensão abdominal e até diarréia. A intolerância à lactose é menos freqüente em crianças pequenas e passa a se manifestar da fase de adolescência para a adulta. Porém, cada caso é um caso.

Para se fazer o diagnóstico há exames específicos, em que a pessoa ingere lactose e são feitas dosagens sanguíneas de glicose ou é dosado o hidrogênio da respiração. O médico, então, conclui o diagnóstico e orienta a pessoa a evitar alimentos lácteos.

Há pessoas com intolerância à lactose que toleram pequenas quantidades de leite sem apresentar sintomas. Outros, não toleram nada. Existem cápsulas de enzima lactase ( Lactaid,um medicamento importado, mas com preço acessível), que podem ser utilizadas antes de se ingerir algo que contenha leite. Isto poderá amenizar os sintomas de quem é intolerante e está com uma tremenda vontade de tomar um sorvete num dia de calor. Se for seu caso, comente com seu médico.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...