quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vulvovaginite na infância


Vulvovaginite é uma inflamação que ocorre na vulva e na vagina. Nos consultórios pediátricos, não são raras as queixas ginecológicas tais como vermelhidão, coceira e corrimento nas meninas desde a mais tenra idade. A região genital das meninas é muito delicada e requer cuidados de higiene para evitar esta inflamação. A maioria das alterações relacionadas à vulvovaginite na infância possui uma causa benigna, respondendo bem à simples remoção do agente irritante.

A pele dos grandes e dos pequenos lábios está sujeita às mesmas adversidades da pele de outras regiões do corpo. O eritema ou vermelhidão da pele, com ou sem corrimento associado, está relacionado à exposição a agentes irritantes locais, como sabonetes, cremes, produtos utilizados para lavar as roupas íntimas, além de resíduos de fezes e urina. Para se tratar as vulvovaginites por fatores irritantes, são indicados:


  •  Lavar a região perineal generosamente com água após as evacuações.
  •  Trocar as fraldas com freqüência, evitando o contato prolongado com urina e fezes.
  •  Não utilizar amaciantes para lavar as roupas íntimas.
  •  Utilizar apenas roupas íntimas de algodão.
  •  Evitar roupas de nylon, lycra ou similares, que impedem a livre circulação de ar.
  •  Retirar cuidadosamente resíduos de pomada da região vulvovaginal.


 A vulvovaginite também pode vir acompanhada de coceira e corrimento. A maioria dos casos de corrimento vaginal nas meninas pré-púberes está relacionada à ação dos irritantes primários e à falta de uma adequada higiene local.

 Geralmente, as medidas citadas anteriormente já são suficientes para resolver o problema, mas havendo persistência do corrimento ou presença de odor fétido, o pediatra pode solicitar a coleta do material para realização de cultura e identificação do microorganismo e posterior indicação de tratamento específico local.

 Há situações em que parasitas e corpos estranhos podem causar vulvovaginite. Alguns vermes, como o oxiúro (enterobios vermicularis), podem migrar do ânus para a região da vagina, causando prurido mais intenso à noite. Corpos estranhos na vagina são outra causa relativamente comum de corrimento vaginal, especialmente corrimentos recorrentes com odor fétido ou sangramento intermitente. Os corpos estranhos mais comuns são pedaços de papel higiênico, parte de brinquedos, entre outros. Na maioria dos casos, estes objetos são inseridos pela criança enquanto ela explora o intróito vaginal, de modo similar ao que ocorre com corpos estranhos nos ouvidos e nariz. 

Apesar de ser comum em meninas, a vulvovaginite pode ser causa de muita irritação e desconforto local, por isso, o pediatra pode precocemente identificar as causa, conduzir o melhor tratamento e orientar as medidas preventivas para evitá-la.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...