domingo, 24 de julho de 2011

Vovôs e vovós são bons motoristas?






Avôs e avós frequentemente nos ajudam muito com nossos filhos (faço aqui um parêntese particular em homenagem aos meus pais porque, sem a ajuda deles, não sei o que seria de mim e do meu filho Fernando). E, junto com a ajuda, muitas vezes os vovôs e vovós dirigem com as crianças, sendo que muitos deles já estão em idade avançada.

Um novo estudo publicado na revista médica “Pediatrics” deste mês avaliou a segurança de crianças que são passageiros de seus avós. A hipótese inicial seria de um risco maior de acidentes, porém, o que se encontrou na verdade foram crianças mais seguras em uma batida quando os avôs ou avós estavam ao volante.


Neste estudo foram examinados registros de acidentes de automóveis em cinco anos, incluindo mais de 200.000 crianças. Apenas 9,5% dos motoristas eram os avós, sendo que o restante eram os pais. Mesmo assim, apenas 6,6% resultaram em lesões corporais. Observou-se que em todos os acidentes as crianças estavam restritas no carro, mas, nos carros dos avós, a restrição nem sempre era a ideal. Apesar disto, nos carros dos avós, as crianças têm metade do risco de sofrer lesões em acidentes do que no carro dos pais.

O que os autores concluíram neste estudo é que os avôs e avós dirigem com mais cautela porque carregam uma “bagagem preciosa” a bordo. Ao mesmo tempo, a restrição das crianças deveria ser melhorada. Veja no nosso post de junho Segurança para transportar as crianças nos veículos, como é a restrição ideal para seus filhos.

Nós, pais, devemos levar um “puxão de orelha” por termos perdido feio na comparação com os avós e refletir sobre como estamos dirigindo com nossas crianças no carro, vocês não acham?








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...