quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os cuidados no local do descanso






Comumente as crianças passam grande parte das horas dormindo e para evitar acidentes durante estes momentos de descanso, há algumas medidas preventivas que devem ser consideradas no ambiente do quarto.

PREVENINDO QUEDAS

-O berço é o móvel ideal para o bebê dormir, por ser o local mais seguro, no qual ele está protegido de cair ao despertar ou mesmo ao se movimentar. A cama dos pais, ainda que cercada de almofadas ou travesseiros, não oferece a mesma segurança. E mesmo que o bebê esteja ainda numa idade que não consiga rolar, ele rapidamente adquire habilidades motoras, por isso, é melhor já acostumar a mantê-lo sempre em local seguro, ou seja, no berço.

-A grade lateral precisa estar sempre elevada e travada duplamente em cada lado, para impedir que o bebê pule ou se jogue para fora do berço. Por esta razão, o estrado do berço deve ser abaixado conforme a criança cresce.

-A distância entre as barras verticais da grade tem de ser pequena, de forma que impeça a passagem do bebê por esta lacuna, ou mesmo que fique com a cabeça ou membros presos neste espaço. Recomenda-se o uso de protetores de berço que evitam acidentes nos vãos entre as grades. Porém, quando seu bebê já conseguir ficar em pé segurando na grade (por volta de 10 meses) ele pode usar o protetor como degrau e corre o risco de cair de dentro do berço. Nesta hora, talvez seja melhor retirar o protetor. Além disto, protetores de berço muito volumosos, ou seja muito acolchoados, podem representar risco de sufocamento para o bebê. Hoje, nos Estados Unidos, existe a recomendação de não se utilizarem mais os protetores de berço, nem mesmo travesseiros, cobertas ou bichos de pelúcia. O bebê fica no berço vazio.

PREVENINDO ACIDENTES DE SUFOCAÇÃO

-Bebês devem dormir em colchão firme, de barriga para cima, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta presos embaixo do colchão e os bracinhos para fora. O colchão deve estar bem preso ao berço (não mais que dois dedos de espaço entre o berço e o colchão).


-O travesseiro ideal é o anti-sufocante, com pequenos furos, que permitem a respiração. Porém, para recém-nascidos, não é necessário usar nenhum travesseiro.


- Convém reforçar que a posição ideal para os bebês serem colocados no berço é de barriga para cima, ou de lado. A posição ventral, ou seja, de bruços foi contra indicada desde 1992 pela Academia Americana de Pediatria, por ser apontada como uma das causas da Síndrome da Morte Súbita na Infância. Desde que as Entidades Médicas passaram a fazer esta recomendação ao redor do mundo, a incidência desta Síndrome caiu mais de 50%. Se você colocar seu bebê de lado, deverá ter certeza absoluta de que ele não virará de bruços. Para isto, poderá ser necessário usar calços ou espumas que o mantenham na posição adequada.

-No momento de dormir é recomendável retirar correntinhas ou cordões do pescoço do bebê, pois podem enroscar e provocar sufocação.

-Também brinquedos como bichos de pelúcia e quaisquer objetos que possam interferir na respiração do bebê e até provocar asfixia, devem ser retirados de dentro do berço na hora de dormir.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...