quinta-feira, 21 de julho de 2011

Diálogos entre pais e filhos





Será que você já ouviu estas frases?

“- Meu filho não me ouve!”

“- Minha mãe não me entende!”

“- Meu pai não me escuta!”

A dificuldade de comunicação entre pais e filhos é muito freqüente e há vários fatores que podem contribuir para isto, como as características individuais de personalidade, diferenças de idade e experiências vividas. Em um diálogo, as duas partes precisam participar, algumas vezes falando e outras vezes ouvindo, caso contrário, o diálogo se transformará em um monólogo ou pior, em uma discussão...

Há algum tempo, li um livro muito interessante que foi indicado pelos orientadores educacionais da escola onde meus filhos estudam. O livro se chama: “Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar”. As autoras são Adele Faber e Elaine Mazlish, duas psicólogas americanas que descrevem a experiência adquirida em encontros com pais, crianças, adolescentes, educadores e profissionais da saúde. É claro que não há nenhuma fórmula mágica para resolver as nossas dificuldades de diálogo e, no final das contas, cada um precisa encontrar a sua própria fórmula, mas sempre podemos aprender com a experiência dos outros.

Então, aqui vai a dica de uma leitura interessante, ilustrada com quadrinhos e o mais importante, que nos dá a oportunidade de refletir sobre como estamos interagindo com os nossos filhos.

No “Google books” há um amostra do livro, segue o link:

http://books.google.com.pe/books?id=aIDVbGyrc7EC&pg=PA29&hl=en&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...