domingo, 22 de maio de 2011

Prevenindo acidentes na hora da alimentação


Ilustração: Claudia Marianno


A hora da alimentação é um momento de muito prazer para as crianças e de contentamento para os pais que se alegram ao ver os pequenos se desenvolvendo com saúde. Certas circunstâncias, entretanto, podem levar a acidentes durante as refeições. Estes acidentes podem ser facilmente evitados se tomarmos algumas medidas de segurança.


EVITANDO ENGASGOS E BRONCOASPIRAÇÕES:

O momento da refeição deve ser calmo e tranqüilo, sem brincadeiras que provoquem gargalhadas e conseqüentes engasgos durante a alimentação.
A posição em que a criança é colocada durante a alimentação é muito importante na prevenção de acidentes de engasgos e aspirações, por este motivo, não se deve alimentar a criança na posição deitada, porque nesta posição, a cabeça fica no mesmo nível do corpo, facilitando os engasgos e as aspirações. Quanto mais novinho, o bebê deve ser alimentado na posição semi-sentada, de forma que fique com a cabeça mais elevada. Para as crianças maiores, na hora das refeições, a posição sentada é a mais indicada.
Após a amamentação, por seio ou mamadeira, o bebê deve ser colocado na posição vertical para arrotar e somente depois ele pode ser colocado no berço.
Para as crianças maiores, os alimentos, principalmente as carnes, devem ser cortados em pedaços pequenos e oferecidos aos poucos para que a criança tenha tempo de mastigá-los bem.
Pela presença de espinhas, as porções de peixes destinados aos pequenos precisam ser selecionadas e oferecidas com cuidado.
Nos primeiros anos de vida, é melhor evitar chicletes, balas muito lisas e grandes, pipocas e outros alimentos muito duros.


EVITANDO QUEIMADURAS NA BOCA

É fundamental testar a temperatura das mamadeiras antes de oferecê-las à criança. Para isso, basta pingar algumas gotas no dorso da mão ou do antebraço.
O alimento deve ser preparado com antecedência e esfriado naturalmente. Soprar a papinha não é indicado para esfriar o alimento. Esta prática pode contaminar a papinha com gotículas de saliva, que podem transmitir doenças para as crianças.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...