domingo, 15 de maio de 2011

Mamadeira de plástico ou de vidro?



Muitos pais nos questionam se é melhor utilizar mamadeiras de plástico ou de vidro. Ao fazer esta escolha, devemos considerar em primeiro lugar a segurança do bebê.

O que há a favor das mamadeiras de plástico?

Ao contrário do vidro, o plástico dificilmente quebra e, por isso, não temos acidentes com mamadeiras plásticas. O material é muito leve, de fácil manipulação, higienização e transporte. Há uma grande variedade no comércio, podendo ser encontradas nas lojas especializadas com muita facilidade.

O que há contra as mamadeiras de plástico?
Algumas mamadeiras de plástico contêm o bisfenol-A (BPA), que é uma substância química utilizada na fabricação de alguns plásticos para torná-los mais duros e resistentes. Estes plásticos estão presentes em vários utensílios do nosso cotidiano como eletrodomésticos, computadores, CDs, DVDs e também em mamadeiras e copos infantis.

Estudos detectaram pequenas quantidades de BPA em alimentos e líquidos acondicionados nestes recipientes e constataram que a liberação de BPA é maior quando os recipientes estão muito gastos, arranhados ou quando colocamos alimentos ou líquidos quentes dentro deles.

O problema para os bebês é que o BPA é uma substância que pode atuar de forma negativa no sistema endocrinológico (hormonal). Alguns estudos associaram o BPA ao desenvolvimento de puberdade precoce, puberdade tardia, diabetes, obesidade, comportamentos sociais atípicos em crianças, problemas cardíacos e até câncer de mama e próstata.

O uso do BPA em mamadeiras e copos infantis já é proibido no Canadá, na União Européia, China e Malásia. Nos Estados Unidos, os principais fabricantes de mamadeiras garantem que não utilizam mais o BPA em seus produtos.

Quando comprarem uma mamadeira, é sempre bom verificar na embalagem do produto se há a informação sobre a presença do BPA. Procurem produtos que tenham a informação: “BPA-FREE” ou “NÃO CONTÉM BPA”. Nas lojas especializadas, já há várias opções de mamadeiras plásticas sem BPA.

O que há a favor das mamadeiras de vidro?

As mamadeiras de vidro não contêm BPA, são mais resistentes e duráveis do que as de plástico, resistem mais a riscos e arranhaduras e, geralmente, retêm menos resíduos.

O que há contra as mamadeiras de vidro?
O maior fator contra as mamadeiras de vidro é o risco de acidentes, pois elas podem quebrar e provocar cortes tanto nas crianças como nos adultos. São mais pesadas, o que pode dificultar um pouco o seu transporte e, além disso, há uma variedade menor destes produtos no mercado.

O que fazer?

Ao optarem por mamadeiras plásticas, procurem aquelas que não contenham BPA. Descartem as que estiverem muito gastas ou arranhadas. As mamadeiras muito velhas ou arranhadas propiciam o crescimento de microorganismos que são prejudiciais à saúde do bebê.

Ao optarem por mamadeiras de vidro, tenham sempre cuidado com situações que propiciem os acidentes. Não deixem as mamadeiras ao alcance das crianças e muito cuidado na manipulação.

Seja qual for a sua escolha, mamadeira de vidro ou de plástico, os cuidados com a higienização e esterilização são fundamentais.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...