quinta-feira, 19 de maio de 2011

Faça uma limpeza na sua farmácia doméstica





O que fazer com restos de remédios que sobram em casa, ou mesmo remédios vencidos ou que têm data de vencimento próxima de expirar?

Em países como os Estados Unidos, existem programas anuais de devolução de medicamentos, tanto aqueles comprados com receita, como os disponíveis nas gôndolas das farmácias. No ano passado, em apenas uma campanha conseguiu-se a devolução de meia tonelada de medicamentos, coletados em 5.300 postos localizados em hospitais, postos policiais e outros locais distribuídos em todo o país.

 Aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a rede de farmácias Droga Raia já disponibiliza um local para serem descartados medicamentos vencidos.Guardar remédios em casa pode não ser um bom negócio quando temos crianças, pois há sempre o risco de ingestão acidental por elas. O FDA ( Food and Drug Admnistration), que é o órgão regulador de medicamentos nos Estados Unidos, dá algumas recomendações:

Retire o medicamento de sua embalagem original e misture-o a restos de pó de café, areia sanitária de gatos ou poeira varrida de casa. Coloque tudo em um saquinho plástico bem fechado e jogue no lixo comum.

No caso de medicamentos sedativos ou analgésicos fortes, como é o caso de derivados da morfina, codeína e metadona, recomenda-se que sejam jogados no vaso sanitário e se dê a descarga. O objetivo desta medida é reduzir ao máximo a ingestão acidental de medicamentos por crianças, animais de estimação ou outra pessoa que os tome por engano, o que poderia até causar a morte.

Segundo as autoridades do FDA, o risco ambiental de se descartarem alguns medicamentos através do vaso sanitário é pequeno, quando comparado com os benefícios trazidos pela eliminação, de dentro de casa, de restos de medicamentos potencialmente prejudiciais. De acordo com os cientistas, grande parte das substâncias medicamentosas encontradas no sistema de abastecimento de água acaba vindo da eliminação de medicamentos através da urina e fezes dos indivíduos que consomem remédios.

Para mais informações, leia a íntegra do texto do FDA através do site
http://www.fda.gov/Drugs/ResourcesForYou/Consumers/BuyingUsingMedicineSafely/EnsuringSafeUseofMedicine/SafeDisposalofMedicines/ucm186187.htm








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...