sexta-feira, 15 de abril de 2011

Proteção solar na Infância

Ilustração: Claudia Marianno

O sol é associado à alegria, bom humor, energia e vida ao ar livre. Sua ação na pele estimula a formação de Vitamina D que, por sua vez, ajuda na absorção de cálcio, para que se desenvolvam ossos mais fortes. Para a produção de Vitamina D, entretanto, não é necessária uma exposição prolongada ao sol. A exposição exagerada aos raios ultravioleta (UV) podem levar o indivíduo a ter lesões de pele, lesões oculares, alterações no sistema imunológico e câncer de pele.


Os raios ultravioleta

Há três tipos de raios ultravioleta: ultravioleta A (UVA), ultravioleta B (UVB) e ultravioleta C (UVC).


Os raios UVA conseguem penetrar profundamente na pele, causando bronzeamento imediato, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer de pele. Aproximadamente 95% dos raios UVA alcançam a superfície da Terra, sendo apenas 5% barrados pela camada de ozônio.


Os raios UVB, por sua vez, penetram a epiderme e causam bronzeamento tardio, queimaduras e são responsáveis pela grande maioria dos cânceres de pele. Apenas 5% dos raios UVB alcançam a Terra, sendo sua maior parte bloqueada pela camada de ozônio.


Os raios UVC são extremamente nocivos a qualquer forma de vida e são totalmente bloqueados pela camada de ozônio.


Melanina, uma defesa natural

A primeira linha de defesa do organismo contra os raios UV é a melanina. A melanina absorve os raios UV perigosos antes que eles provoquem danos à pele e os transforma em calor. Ela dá cor à pele e aos olhos, sendo encontrada em diferentes quantidades nos indivíduos, ou seja, quanto menor a quantidade de melanina, mais claros serão a pele e os olhos. Entretanto, esta proteção não é absoluta e mesmo indivíduos com a pele mais escura têm risco ao se exporem aos raios solares.

A produção de melanina é estimulada quando os raios UVB atuam na pele, provocando danos ao DNA das células. A maior produção de melanina leva ao desenvolvimento da cor bronzeada mais tardia. Este bronzeado, apesar de dar um aspecto” saudável” ao indivíduo, é um sinal de que houve dano à sua pele. Se a exposição ao sol for tão intensa e exceder a capacidade do organismo de produzir melanina para se proteger, ocorre a queimadura solar. Portanto, o risco de dano à pele aumenta conforme a intensidade e a quantidade de exposição aos raios solares

Hoje sabemos que o desenvolvimento do câncer de pele dá-se de forma lenta e leva muitos anos para aparecer. Há estudos mostrando que as queimaduras solares durante a infância aumentam a chance de se desenvolver câncer de pele na vida adulta. Por este motivo é tão importante proteger a pele das crianças desde cedo contra os raios solares. A partir de 6 meses de idade, deve ser utilizado um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior, independentemente da cor de pele, pois mesmo as crianças mais morenas podem sofrer queimaduras do sol.

O que é Fator de Proteção Solar?

Todos os protetores solares têm um fator de proteção solar (FPS) em seu rótulo. O FPS representa o tempo máximo que a pele pode ficar exposta ao sol sem que haja vermelhidão, quando comparado ao tempo que levaria para que esta vermelhidão aparecesse sem proteção alguma. Por exemplo, uma pessoa clara se expõe ao sol sem proteção e após 20 minutos fica com a pele levemente vermelha. Se ela utilizar apropriadamente um protetor solar com FPS 15, o tempo que levaria para que a vermelhidão aparecesse seria de 15 vezes 20 minutos, ou seja, 300 minutos. Em outras palavras, o FPS indica o tempo que a pele pode ser exposta ao sol sem que haja danos. Isto não quer dizer que se utilizarmos um protetor, podemos abusar do sol. Os protetores atuam menos contra os raios UVA e outros danos à pele causados pelos raios UVA e UVB também ocorrem, além das queimaduras.


O FPS refere-se apenas à proteção conferida contra os raios UVB. Portanto, ao comprar um protetor solar, escolha um que seja de amplo espectro, ou seja, proteja contra os raios UVB e UVA. Porém, nenhum protetor solar, seja ele de amplo espectro e com FPS 15, 30 ou 50 agirá adequadamente se não for aplicado de maneira correta.

Há estudos que mostram que as pessoas aplicam muito menos protetor do que seria recomendado para haver proteção adequada. De acordo com a quantidade utilizada pela maioria das pessoas, a proteção seria equivalente à de um FPS 3, mesmo quando se utiliza um FPS 80! Ou seja, o protetor deve ser utilizado generosamente e regularmente.


Como utilizar adequadamente o protetor solar?


Vamos relacionar as dicas mais importantes para a utilização de protetores solares em crianças:


- Utilize protetor solar em bebês a partir de 6 meses de idade, sempre que a criança estiver no sol. Antes de 6 meses, recomenda-se manter o bebê na sombra.


- Recomendam-se protetores solares com FPS 30 ou mais, de amplo espectro.


- Aplique o protetor na pele seca, aproximadamente 15 a 30 minutos antes de se expor a criança ao sol, para que se forme uma boa camada protetora.


- Não se esqueça das mãos, orelhas, pés, ombros e atrás do pescoço, além da região sob a roupa de banho e as alças do maiô.


- Aplique uma porção generosa de protetor, pois ele poderá facilmente ser retirado com a toalha, com o suor ou com a água.


- Reaplique o protetor em média a cada 2 horas ou após a criança nadar ou suar.


- Utilize um protetor solar à prova de água quando a criança for se molhar. Porém, mesmo assim, não deixe de reaplicá-lo logo após ela sair da água.


- Observe a validade do protetor solar, que dura em média de 2 a 3 anos.


- Evite protetores solares que contenham a substância PABA em sua formulação, pois há maior chance de alergia de pele.


Os olhos também sofrem com o sol

O sol também pode causar danos aos olhos, além da pele. Pode ocorrer uma queimadura solar na córnea se houver exposição exagerada. Ao longo dos anos, desenvolve-se a catarata, que é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. A melhor forma de proteção para os olhos é o uso de óculos de sol. Para isto, devem-se escolher óculos de sol que possuam lentes 100% protetoras contra raios UVA e UVB. Porém, nem todas as crianças gostam de usar óculos de sol, principalmente nas primeiras vezes, até se acostumarem. Se os pais utilizam frequentemente óculos de sol, há maior chance de as crianças quererem imitá-los. Há muitos óculos de sol divertidos para crianças e escolher um deles pode ser um estímulo para a sua utilização, criando um hábito para o futuro.


Seja um exemplo para seus filhos. Utilize sempre protetor solar com FPS 30 ou mais, use óculos escuros e limite seu tempo no sol. Estas medidas preventivas, além de diminuírem os riscos de danos causados pelo sol, ensinam as crianças desde cedo a criarem o hábito de se protegerem.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...